Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de setembro de 2008

ENCONTRO DAS ÁGUAS - ESPAÇO DO AMBIENTE NO RJ

Encontro das Águas promove educação ambiental na Lagoa


3/9/2008 - Marcelle Colbert
Há um ano, o "Encontro das Águas – Espaço do Ambiente" tem conscientizado a população fluminense sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. O centro cultural da Secretaria do Ambiente, que foi integrado ao lindo cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas, disponibiliza aos visitantes informações sobre o uso inteligente da água e a conservação dos cursos hídricos no Rio de Janeiro.

Desde a sua inauguração, o governo do Estado mantém o local aberto às instituições de ensino e organizações que atuam com educadores e multiplicadores de informação.


- O objetivo do centro cultural, coordenado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria do Ambiente, é informar para educar e preservar. O espaço oferece ao público a possibilidade de ter contato com questões ambientais como os usos da água e as conseqüências de sua boa ou má utilização para as florestas, solos, animais e sociedade – explica a secretária Marilene Ramos.
O "Encontro das Águas", que aproxima o público do tema Educação Ambiental, informa e sensibiliza seus visitantes através de exposições.



A mostra "Águas Litorâneas", composta por fotografias de Márcia Foletto e Ricardo Azoury e vídeos produzidos pela jornalista Paula Saldanha, são as principais atrações do local.
O espaço é cercado por fotos que retratam fatos históricos, como a enchente que ocorreu na Barra da Tijuca, em 1996, e fatos típicos do verão carioca, como a fotografia de um domingo de sol na praia de Ipanema. O interior do Estado também é retratado no local. Trabalhadores das salinas de Cabo Frio e barcos de pesca de Angra dos Reis são alguns dos exemplos sobre a importância da conservação da água.
Alunos de escolas estaduais e municipais, universitários e pesquisadores participam das atividades realizadas no espaço ambiental. Durante o horário de funcionamento do centro cultural, o público tem a oportunidade de assistir a vídeos ambientais e apresentação de teatro de bonecos do grupo Catavento. O "Encontro das Águas" recebe também apresentações musicais e palestras de técnicos da Secretaria do Ambiente e da Serla.
- Em breve, pretendemos promover visitas guiadas para grupos escolares e expedições ambientais de barco no entorno da Lagoa – anuncia Marilene Ramos. O local, que funciona diariamente, tem conquistado cada vez mais cariocas e turistas. O sucesso do espaço cultural é comprovado através do número de visitantes. Mensalmente, o "Encontro das Águas" recebe cerca de dois mil alunos, pesquisadores e curiosos.
- A iniciativa de instalar um espaço dedicado à conservação dos cursos hídricos no Estado é muito importante. Tudo que esclarece sobre o uso correto da água é importante para a população. A sociedade de consumo na qual vivemos precisa tomar consciência da importância de ajudar na despoluição de nossas águas - afirma o aposentado Djalma Américo Almeida, de 66 anos.
Localizado ao lado do Parque dos Patins, os visitantes do "Encontro das Águas – Espaço do Ambiente" podem aproveitar para passear de pedalinho ou bicicleta. Os restaurantes do entorno oferecem ainda várias opções gastronômicas.
Serviço:
Encontro das Águas - Espaço do Ambiente
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1444 - Lagoa

Link: http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=47249

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br