Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de setembro de 2008

OPINIÃO DO LEITOR DO BLOG: FALTA DE ÁGUA NA TERRA


FALTA DE ÁGUA NA TERRA

Meus amigos,

Há já algum tempo que participo em alguns estados do nosso País, de reuniões, seminários, encontros, palestras, eventos diversos, em São Paulo, Ilhéus/BA, Foz do Iguaçú/PR, Espírito Santo, Natal/RN, Salvador/BA, Alagoinhas/BA, Porto de Sauípe/BA, como Conselheiro Titular do Comitê de Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe - CBHRNI e diversas outras reuniões dos Conselhos das APAs Litoral Norte e Mangue Seco, todas elas, preocupadas com a conservação das águas e do meio ambiente em que vivemos, na verdade, em defesa da vida.

Nessas reuniões, foram diversos cientistas, doutores, políticos (Governadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores), Empresários, representantes da sociedade civil organizada e, até, em alguns casos, representantes de paises vizinhos e não vizinhos, todos curiosos, ouvindo e sugerindo metas a serem praticadas para tentar solucionar em médio e/ou longo prazo esse crucial problema das águas e do meio ambiente.

Nessas mesmas reuniões, cientistas confirmaram que das águas existentes na Terra, somente 2% (dois por cento) é doce e, desse total, 75% (setenta e cinco por cento) encontra-se na atmosfera. Segundo eles, não escapa para o espaço sideral. Os 25% (vinte e cinco por cento) da água doce que está nos continentes, desse total, 12% (doze por cento) está no Brasil e 88% (oitenta e oito por cento) nos demais paises.

Considerando o acima exposto, não se faz necessário ser cientista para chegar a uma simples conclusão:

- Já que não se fabrica água e a Terra continua com a mesma quantidade, o problema não é aquecimento global, canais, campos de golfe, monoculturas, etc. O problema real somos nós, seres humanos que já nos aproximamos da casa dos 7 bilhões na face da Terra.

- A necessidade de outros animais para alimentar essa gama de gente, transportar os seres humanos, fazer companhia, etc., as frutas, verduras, folhas, raizes, grãos, etc..

- Nós sabemos que cada um de nós, seres animais, somos constituidos de 71% (setenta e um por cento) de água, sendo as frutas e verduras um pouco mais de água. Logo, está explicado!

A água que deveria está correndo nos rios, está em nossos corpos, nos corpos dos animais que nos serve de alimento, nas frutas e verduras que nos alimentam, ou seja a água está sequestrada dos seus leitos. Visto isso, nós não iremos controlar as águas, sem controlar a população da Terra.
Eis aí um bom assunto a ser discutido.

JUCA DO PORTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br