Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS PRAIAS E OCEANO (I)


SOBRE O CLEAN UP COASTAL DAY

"Em 1998, o lixo recolhido aqui no Brasil teve a seguinte composição: 66,9% de plásticos, 11,45% de metais, 5,4% de vidros, 7,14% de papéis, 5,84% de madeiras, 2,42% de borrachas e 0,82% de tecidos. Estes dados são alarmantes uma vez que os plásticos representam mais de 60% do nosso lixo, e não são degradáveis em curto prazo."

Marcela Cerqueira - Da Palavra Assessoria em Comunicação
04/09/08
O Clean Up Day foi instituído em 1986 pela ONG conservacionista CMC (Central for Marine Conservation) e rapidamente adotado por diversas ONGS e fundações internacionais em todo o mundo. No dia terceiro sábado de setembro haverá milhares de outros eventos similares em todo o mundo, inclusive no Brasil, e estima-se que mais de 10.000 pessoas participem desses eventos.

Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, os voluntários vão às praias coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar por navios ou por rios.

Cada voluntário além de coletar o lixo anota em um formulário padrão as quantidades recolhidas de cada item que compõem o lixo sólido. Estes dados são utilizados pela CMC para fazer estatísticas que retratem o estado de poluição dos oceanos de nosso planeta.

Isto é necessário para que se possa fiscalizar se as nações signatárias da Convenção Internacional de Prevenção de Poluição advinda de Navios (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), mais conhecida como MARPOL, estão cumprindo este tratado, principalmente o Anexo V, que trata do lixo sólido.

A Organização das Nações Unidas (ONU) apóia este evento, como instrumento de fiscalização.Quando o Dia Mundial de Limpeza de Praias se iniciou o primeiro objetivo era constatar a existência do problema gerado pelo lixo nos oceanos.
O segundo passo foi analisar as extensões desse problema, coletando informações sobre o tipo e quantidade de lixo, e a sua distribuição nos locais pesquisados. Com estas informações pode-se então verificar os riscos que esses poluentes podem trazer para a vida marinha e encontrar as soluções possíveis como, reciclagem, redução da sucata, educação da população e cobrança das autoridades competentes para que criem uma legislação específica para o problema.

Os oceanos têm sido o depósito final dos dejetos humanos. Com o advento da produção de plásticos, isopores e espumas este problema vem se agravando dia-a-dia. Em 1998, o lixo recolhido aqui no Brasil teve a seguinte composição: 66,9% de plásticos, 11,45% de metais, 5,4% de vidros, 7,14% de papéis, 5,84% de madeiras, 2,42% de borrachas e 0,82% de tecidos. Estes dados são alarmantes uma vez que os plásticos representam mais de 60% do nosso lixo, e não são degradáveis em curto prazo.

A longa vida útil destes materiais devido à baixa taxa de biodegradação tem acumulado montanhas de resíduos sólidos nos oceanos.Além dos impactos negativos econômicos e estéticos, estes materiais são responsáveis pela morte de inúmeros organismos marinhos, e estas mortes estão se intensificando cada vez mais.
Pedaços de isopor, espumas e filtros de cigarros são vistos por aves marinhas, peixes e tartarugas marinhas como se fossem ovas de peixes e são engolidos. Tais materiais não conseguem passar pelo duodeno e ficam aprisionados no estômago de suas vítimas. Isso faz com que o animal se sinta saciado, pois vai cada vez mais ficando com o estômago cheio, passando então a não mais se alimentar. O resultado é a morte por inanição.

O mesmo ocorre no caso de sacos plásticos onde algumas espécies de tartarugas marinhas que têm nas águas-vivas o principal componente de sua dieta alimentar. Os sacos plásticos que ficam flutuando na água são interpretados pelas tartarugas como águas-vivas e são engolidos.
Diversos recipientes, como copos, garrafas e potes funcionam como esconderijos para caramujos predadores de ovos de peixes. Dentro deles os caramujos ficam protegidos de seus predadores, podendo predar intensamente os ovos. Com isto há um desequilíbrio entre as populações de seres marinhos.

Restos de redes e linhas de pesca abandonados no mar permanecem no ambiente matando indiscriminadamente e desnecessariamente peixes, aves e mamíferos marinhos. Com uma das pontas presas em pedras ou na vegetação submersa, estes artefatos de pesca são armadilhas mortais. Os animais se enroscam e morrem enforcados, por asfixia ou por inanição. Focas, leões marinhos, golfinhos, peixes-boi, aves marinhas e peixes são algumas das inúmeras vítimas.
Resort em Angra dos Reis organiza Clean Up Day no final deste mês
Resort em Angra dos Reis participa do Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos, Baías e Praias

O Hotel do Frade, em Angra dos Reis, irá realizar no terceiro fim de semana de setembro o 2º Clean Up Day, dia Mundial de Limpeza dos Oceanos, Baías e Praias. O evento ambientalista, que vem se tornando uma das ações internacionais mais conhecidas, participativas e efetivas do mundo, ajuda a diminuir as crescentes montanhas de resíduos produzidas pelas sociedades modernas de consumo.

ATIVIDADES

- Torneio de Caça ao Lixo
- Torneio Demonstrativo de Apnéia
- Apnéia Estática

2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog. Sou prof. de biologia aqui em SP e publiquei o livro "O ecossistema marinho" (ática, 1998). Organizo uma expedição - sob meu patrocínio, porque não houve interesse de ninguém, pelo litoral brasileiro num veleirinho, tipo laser. Devo partir em dezembro e quero registrar a biodiversidade das nossas praias e aprofundar na problemática ambiental. Se você quiser mando notícias, OK?

    abraços,

    efutema@bol.com

    ResponderExcluir
  2. Alô colega,

    Vamos fazer uma matéria sobre essa sua expedição, mostrar num mapa os locais
    onde planeja visitar e parar, o que pretende destacar na sua viagem, como
    podemos postar seu diario semanal de bordo, etc..., ale´m das fotos que
    puder enviar para o Blog.
    Passe seu telefone e a gente bate um papo e troca ideias sobre isso tudo.
    achei idéia da sua expedição!
    Parabéns

    Prof. Jarmuth Andrade
    SOSRiosBr

    Enviei um e-mail para o endereço bol disponibilizado no comentario e retornou...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br