Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2008

RIO BENI (BOLIVIA) TERÁ HIDRELÉTRICA DE CACHUELA ESPERANZA

Transportation on the Rio Beni, Bolivia - foto Courtney
Canadá vai construir hidrelétrica na Bolívia

05/09 - Agência Estado
Sem licitação, a Bolívia contratou o consórcio canadense Tecsul para projetar e construir a usina hidrelétrica de Cachuela Esperanza, no Rio Beni - um afluente do Rio Madeira - próxima à divisa com o Brasil.

Conforme o acordo entre o governo de Evo Morales e a Tecsul, o projeto deve ser entregue até julho de 2009, e a hidrelétrica deve ser concluída em meados de 2015.
A iniciativa da gestão Evo Morales eliminou a possibilidade de o governo brasileiro levantar a hidrelétrica como um projeto binacional e de apresentá-lo como contrapartida aos supostos prejuízos gerados pelas futuras usinas de Jirau e Santo Antonio, que serão construídas também no Rio Madeira, em Rondônia.

O consórcio Tecsul também terá outra missão, encomendada pela Empresa Boliviana de Eletricidade (Ende), a estatal de energia elétrica do país. Será encarregada de elaborar estudos sobre o impacto ambiental das represas de Jirau e de Santo Antonio em território boliviano. Esses estudos custarão aos cofres públicos bolivianos US$ 8 milhões. Os contratos foram assinados no último dia 27 de agosto, na capital La Paz.

A decisão da Bolívia foi interpretada, no Itamaraty, como uma clara aversão a qualquer cooperação do Brasil no setor de energia elétrica - ainda mais quando se trata do aproveitamento hídrico do Rio Madeira.Nos últimos anos, o governo Evo Morales levantou uma série de obstáculos, especialmente na área ambiental, à construção das duas usinas brasileiras.

O Palácio do Planalto comprometeu-se a repassar a La Paz todos os estudos sobre os impactos do lado brasileiro e assegurou que, do lado boliviano, seguramente, os riscos seriam mínimos.Entretanto, uma reunião marcada para agosto para tratar do tema foi adiada, a pedido da Bolívia, para os dias 2 e 3 de outubro. No fim de agosto, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, enviou uma queixa ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, de uma suposta invasão do território da Bolívia por técnicos brasileiros.Esses técnicos estariam realizando monitoramento ambiental relativos à construção da usina de Santo Antonio.

Por fim, a Bolívia entregou à Tecsul o projeto com o qual o Brasil esperava apaziguar os ânimos do governo boliviano. A hidrelétrica de Cachuela Esperanza deverá gerar 800 megawatts, o equivalente a 12,4% da capacidade máxima das brasileiras, no Rio Madeira. Fonte: Ultimo Segundo

Um comentário:

  1. MÁQUINA GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA LIMPA AUTO-SUFICIENTE.
    Que é capaz de gerar MEGAWATTS/horas, (conforme a capacidade de cada TURBINA OU USINA PODENDO ALCANÇAR GIGA Watts/horas).
    Não necessita de energia-externa, mecânicas ou combustíveis em geral, para seu funcionamento. Não agride o meio ambiente é 100% limpa.


    Com respeito à necessidade de esforços na corrida pelas fonte energéticas alternativas no mundo, a busca para a imediata solução de não mais haver a liberação do dióxido de carbono na atmosfera, e para não ter mais que empurrar a economia adiante por estes meios, tendo em vista acabar de vez com os inúmeros fatores preocupantes que assolam o setor energético no Brasil e no mundo, e com propósito de, superá-los, foi inventada pelo senhor Carlos Aredio Arruda Alves, brasileiro.

    A patente de número:
    PI 0903102-2, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI, consiste em revolucionar a produção de energia elétrica, dando a oportunidade única ao Brasil em acabar com á crise energética e se consolidar de vez sua posição de liderança mundial na produção de energia. E o melhor, com produção de energia limpa.

    Vale ressaltar, que á Máquina não utiliza energia externas e nenhum tipo de recursos naturais ex: óleo diesel, gasolina, gás natural, álcool, bio combustível, recursos hídricos (água), nuclear, ventos (eólica), sol e etc. Com geração de energia elétrica ilimitado.
    Á MÁQUINA PRODUZ A SUA PRÓPRIA ENERGIA É UM REALIDADE! É versátil e com grande mobilidade, facilitando a sua instalação próximo a cada cidade.
    IMAGINE OS CARROS USANDO A ENERGIA LIMPA ANDRAKS, TAMBÉM OS NAVIOS, AS INDÚSTRIAS, AS CIDADES E O MUNDO, O QUANTO BOM SERÁ PARA O PLANETA!


    Assista o protótipo da máquina funcionando:
    www.energialimpaandraks.com.br neste site você pode pesquisar no INPI.
    http://www.youtube.com/watch?v=SLmdX2z_36w

    Por: Gil Matos - www.psul.com.br - O portal da nossa cidade! Procure em notícias.
    ou acesse o google, youtube e procure por "andraks".

    (OBS: está máquina é uma realidade, não se trata aqui de uma tentativa, pesquisa, procura, melhoria e etc. para geração de energia limpa auto-suficiente!). hoje só fornece energia para uma simples lâmpada, como mostra no vídeo, mas no futuro fornecera energia limpa para sua casa e seu País e o mundo sem agredir o meio ambiente.

    “Se precisar construir uma Usina Andraks com capacidade para abastecer Brasília, preciso apenas do investimento”

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br