Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de setembro de 2008

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO BARRA MANSA

Barra Mansa - estado do Rio de Janeiro - Foto: CARLOS MAGNO MAIA FARIA
Rio Barra Mansa ganha projeto-piloto de revitalização da Bacia

Objetivo não é apenas promover a melhoria do abastecimento de água, como também promover a preservação do Meio Ambiente de Barra Mansa
O Projeto Piloto de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa foi lançado, no Sest/Senat, pela Agevap (Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e prefeitura.

A idéia é implantar um projeto inicial, que será utilizado como base para a construção do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Paraíba do Sul, e que deverá prover subsídios. Estima-se que o tempo de execução do projeto seja de quatro meses.


De acordo com o prefeito Roosevelt Brasil (PMDB), o objetivo da iniciativa não é apenas promover a melhoria do abastecimento de água, como também promover a preservação do Meio Ambiente. “Implementar este projeto numa bacia hidrográfica com estas características territoriais e populacionais é uma experiência única, que promove um verdadeiro processo de aprendizado coletivo”, disse o prefeito.

Bacia do Rio Paraiba do Sul
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul possui uma extensão territorial de 55.500 km² e uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes. Além disso, outros nove milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro também são abastecidos pelas águas transpostas do Paraíba.

Apesar de representar somente 0,7% do território brasileiro e 6% da Região Sudeste, a bacia compreende uma das áreas mais industrializadas do país, responsável por cerca de 10% do PIB brasileiro e 11% de cobertura de Mata Atlântica.
Para desenvolvimento do Projeto Piloto será realizado um estudo para levantar quais são os problemas e estimular a participação de toda a sociedade.

A idéia é sensibilizar e mobilizar a comunidade e o planejamento de eventos diversos, como encontros e reuniões com a população e representantes de órgãos e instituições. Depois da análise o projeto vai apresentar o diagnóstico de cada região e apontar possíveis soluções. Fonte: Diário Online Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br