Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de fevereiro de 2009

CAMPANHA Y IKATU XINGU (ISA) TRABALHA REFLORESTAMENTO COM ASSENTADOS DE APP

Agricultores familiares de Querência (MT) trocam experiências de recuperação florestal em APPs

Notícias ISA - 06/02/2009

Os parceleiros do Assentamento Brasil Novo, em Querência, puderam conhecer o trabalho realizado nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) nos lotes dos vizinhos e a visita reforçou compromisso com a Campanha Y Ikatu Xingu.

Os técnicos do ISA Osvaldo Sousa, Luciano Eichholz e Eduardo Malta visitaram em 24 e 25 de janeiro, lotes de 18 parceleiros no Projeto de Assentamento (PA) Brasil Novo, em Querência, MT. A idéia era avaliar como andavam as práticas agroecológicas de restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), já que a maioria desses agricultores participou de um curso de Sistemas Agroflorestais promovido dois anos atrás pela Campanha Y Ikatu Xingu, e havia se comprometido a adotá-las em suas terras. Criada há quatro anos, a campanha tem o objetivo de reunir diversos parceiros e atores locais para proteger e reflorestar as beiras de rio e nascentes que fazem parte do lado mato-grossense da Bacia do Rio Xingu.

O curso foi ministrado pelo pesquisador Ernst Götsch, reconhecido especialista em Sistemas Agroflorestais (SAFs), no PA Brasil Novo no qual mostrou aos parceleiros técnicas agroecológicas que pudessem enriquecer suas roças e promover a recuperação das APPs - áreas próximas a rios, córregos e represas no interior de seus lotes. Outros assentamentos da região também participaram do curso.



A Campanha Y Ikatu Xingu incentiva a mistura de diferentes sementes de árvores formando uma “muvuca”, que depois é plantada diretamente no solo em pequenas covas. Junto com as sementes florestais são plantadas espécies leguminosas que têm a função de proteger o solo, enriquecendo-o e controlando o capim. Esse sistema de plantio inédito está sendo disseminado por técnicos da Campanha Y Ikatu Xingu, e tem se mostrado mais barato que o realizado com mudas, que precisam ser produzidas e depois transportadas. Além da vantagem econômica, percebe-se que as árvores que nascem das sementes plantadas no solo são mais resistentes do que as mudas.

No domingo, dia 25, depois da conclusão das visitas, o ISA distribuiu aos parceleiros 140 quilos de sementes de 46 espécies diferentes, além de 260 quilos de feijão-guandu e feijão-de-porco, suficientes para cada participante plantar 0,4 hectare. Os parceleiros ficaram responsáveis por fazer as misturas de sementes e dar continuidade ao trabalho de reflorestamento da Campanha Y Ikatu Xingu. VEJA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br