Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de fevereiro de 2009

REABRE DOMINGO 1º DE MARÇO A TEMPORADA DE PESCA


Fim da Piracema 2009– Pescaria liberada

Guia da Pesca - 27/02/2009

A temporada de pesca de 2009 reabre no próximo domingo ( 01/03/2009), ótima e esperada noticia pelos pescadores esportivos, pescadores profissionais, comerciantes, guias de pesca, lojas de material de pesca, marinas, pousadas e hotéis. Vale lembrar que a pesca ainda continua proibida em alguns lugares.

Com o inicio da temporada, e sempre bom lembrar para os pescadores respeitarem as cotas e limites de tamanho estabelecidos para cada espécie conforme legislação vigente.

Licença de pesca

É obrigatório, também, que o pescador amador tenha em mãos a licença de pesca e a carteira de identidade. A licença emitida pelo Ibama pode ser adquirida em agências do Banco do Brasil ou pela internet. Alguns Estados exigem licença estadual (autorização ambiental).
Medidas mínimas

Os pescadores devem obedecer às medidas mínimas de pescado permitidas por espécie de acordo com o local da pesca.

Restrições

Em alguns estados é proibida a utilização de rede, tarrafa, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho; garatéia (usada no sistema de lambada) e substâncias explosivas ou tóxicas; equipamento sonoro, elétrico ou luminoso; nem anzol de galho.

Métodos de pesca proibidos

Substâncias explosivas ou tóxicas; equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

Esse período de piracema, tivemos muita fiscalização, muita apreensão de peixes devido a pesca predatória. Alem da apreensão as autoridades agiram muito na prevenção evitando uma maior mortandade de peixes. Parabéns as autoridades e muitos pescadores profissionais que denunciaram a pesca predatória.

Bem pessoal, vamos la, arrumar a tralha (como se já não estivesse arrumada) e vamos pescar, quem sabe a gente não se encontra em alguma pescaria,
Ótimas pescarias para todos!

TENHAM ÓTIMAS PESCARIAS, MAS NÃO JOGUEM E NÃO DEIXEM QUE JOGUEM LIXO EM NOSSOS RIOS!

Pesca esportiva liberada em Mato Grosso antes da Piracema terminar

O professor de Ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco de Arruda Machado, avalia a legislação como “irresponsável e sem amparo científico”.

Está liberada em Mato Grosso a pesca esportiva no sistema pesque e solte. A atividade, polêmica entre os estudiosos, é permitida, a partir de agora, até mesmo no período da piracema, época em que os peixes se reproduzem. O professor de Ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco de Arruda Machado, avalia a legislação como “irresponsável e sem amparo científico”. Ele diz que 60% dos peixes capturados e depois devolvidos ao rio não sobrevivem por muito tempo. O anzol machuca principalmente a área dos olhos, boca e guelras (brânquias). Os ferimentos causam hemorragia e atraem predadores.

Outro problema é a redução da habilidade do animal em comparação com outros da mesma espécie. O professor explica que o peixe perde na competição natural pela comida, integridade física e reduz a agilidade dele no processo migratório. “Muitos procuram abrigos no fundo rio porque estão machucados e acabam morrendo no local”.
Machado, que é doutor em Ecologia, alega que a implantação da lei vai reduzir a quantidade de peixes no rio e, a longo prazo, levará a extinção de algumas espécies. Os animais que são capturados pelos pescadores sofrem graves lesões e tornam-se alvo fácil de predadores naturais. Como a lei garante a pesca também no período da piracema, a multiplicação dos exemplares também ficará comprometida.

Machado afirma que além das matrizes serem atingidas pela ação dos pescadores, os animais que ficam no rio são afetados com o trânsito intenso de barcos no leito. O excesso de barulho leva os peixes ao estresse, que impede a multiplicação. O professor exemplifica dizendo que cada exemplar produz em média 5 mil ovos dos quais cerca de 1 mil chega a fase adulta. A porcentagem de sobrevivência gira em torno de 0,1% à 1,5% e com a interferência a quantidade irá reduzir.

Fonte = SóNoticias - Mato Grosso

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br