Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de fevereiro de 2009

FALTA DE ÁGUA CAUSA CAOS EM ARACAJU (SE)


Rodízio de água transforma Aracaju em um caos

Correio de Sergipe - 20/02/2009

O rodízio de água em Aracaju, implantado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem causado transtornos aos moradores dos Bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, transformando a capital sergipana em um caos.
Escolas, hospitais, clínica de saúde, delegacias restaurantes, salões de beleza e demais estabelecimentos comerciais também já sentem as consequências do racionamento.

Localizados na zona Sul, os Bairros Farolândia, Grageru, Orlando Dantas e Luzia ficaram sem água durante a última terça-feira e quarta-feira, mas durante todo o dia de ontem, 19, o serviço ainda não havia sido normalizado.

"Aqui a água foi cortada segunda-feira à noite e até agora não chegou. Estou comprando água mineral para fazer as tarefas do dia a dia", disse a professora Maria Aparecida de Souza, que mora na Rua Armando Barros, no Bairro Luzia.

"Estamos usando água mineral para cozinhar e tomar banho. Ao todo são seis pessoas em casa, sendo duas crianças, não tem como esperar a boa vontade da Deso", reclama a dona de casa Maria Cristina dos Santos. A falta de informações também incomoda os moradores.

O publicitário Antonio Newton Porto, que reside no Bairro Grageru há 14 anos, disse que não consegue entrar em contato com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para obter informações sobre o rodízio. "Estou ligando para a Deso desde às 9 horas e não consigo ser atendido.

O abastecimento no bairro deveria ser normalizado hoje e amanhã, mas até agora estamos sem água, é um desrespeito ao consumidor", reclama.

ARACAJU - Capital de Sergipe - HIDROGRAFIA


Ponte Aracaju Barra vista do alto da colina do Santo Antônio. A ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros (nome oficial: Ponte Construtor João Alves) é a maior obra de engenharia dos últimos tempos no Estado de Sergipe.

Hidrografia

O estado é drenado por seis bacias hidrográficas, que pertencem às duas grandes bacias hidrográficas brasileiras – a do rio São Francisco e a do Atlântico Leste. As bacias do território estadual são as seguintes:

* Bacia do rio São Francisco – É a maior e mais importante do estado. Drena uma área de 7.184 km2, limitando-se ao sul com as bacias dos rios Japaratuba e Sergipe. Os afluentes mais importantes do São Francisco em Sergipe são os rios Xingó, Jacaré, Capivara, Gararu e Betume.

* Bacia do rio Japaratuba – Totalmente incluída no seu território, é a menor do estado, cobrindo uma área de 1.840 km2. Limita-se ao norte com a bacia do São Francisco e tem como principais afluentes os rios Japaratuba-Mirim e Siriri.

* Bacia do rio Sergipe – Totalmente incluída no território estadual, esta bacia se estende por 3.720 km2. Limita-se ao norte com as bacias do São Francisco e do Japaratuba e, ao sul, com a bacia do rio Vaza-Barris. Seus principais afluentes são os rios Água Salgada, Jacoca, Jacarecica, Cotinguiba e o riacho Pau Cedro, este na margem esquerda.

* Bacia do rio Vaza-Barris – Nasce no estado da Bahia e drena uma área de 3.050 km2 em Sergipe. Seus principais afluentes são o riacho Cansanção, na divisa da Bahia com Sergipe, os rios Jacoca e do Lomba, além do riacho Traíras, e estão situados na sua margem esquerda.

* Bacia do rio Piauí – Em Sergipe cobre 4.150 km2, limitando-se ao norte com a bacia do Vaza-Barris e, ao sul, com a do rio Real. Seus principais afluentes são os rios Boqueirão, Arauá, Guararema e Indiaroba, na margem direita; e os rios Jacaré, Urubu, Piauitinga e Fundo, na margem esquerda.

* Bacia do rio Real – Situada na divisa com o estado da Bahia drena uma área de 2.500 km2. Seus principais afluentes, todos na margem esquerda, são os riachos Mocambo e Caripau e os rios Jabiberi e Itamirim.

Clique e saiba mais sobre AQUICULTURA EM SERGIPE


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br