Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2009

CHUVAS DESTROEM LAGO DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO EM SP

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) visitou na manhã desta terça-feira o local onde secou o lago do parque da Aclimação, na região central de São Paulo (Foto Guadagnoli - Secom)

Resgate dos últimos bichos de lago que secou atrai curiosos no parque da AclimaçãO (SP)


Elisa Estronioli - UOL Notícias 24/02/2009

Imagem mostra lodaçal surgido após o secamento do lago do parque da Aclimação, na região central de São Paulo. O lago, de cerca de 33 mil metros quadrados, esvaziou no final da tarde de ontem, após um rompimento no sistema de circulação da água.

Cerca de 20 guardas civis metropolitanos e alguns frequentadores do parque da Aclimação passaram parte desta terça-feira de Carnaval tentando resgatar os últimos 'sobreviventes' do esvaziamento do lago do parque, na região central de São Paulo. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, um rompimento na parte inferior do vertedouro (tubulação que regula o nível da água), provavelmente causado pela força das chuvas, levou o lago a esvaziar na tarde de ontem.

Imagem mostra peixes mortos após o secamento do lago do parque da Aclimação, na região central de São Paulo - (Foto: Elisa Estronio/UOL)

Peixes e aves aquáticas são resgatados de lago que secou no parque da Aclimação em SP

Ao menos 200 peixes e 40 aves aquáticas, como cisnes e gansos, foram resgatados do lodaçal no parque da Aclimação, no centro de São Paulo, após o rompimento do sistema de circulação de água que fez com que o lago do local secasse ontem à tarde

Segundo a secretaria, os animais resgatados - patos, cisnes, gansos e peixes - foram levados para o viveiro Manequinho Lopes, onde receberão tratamento até que o lago volte a existir - o que ainda não é previsto, já que a secretaria aguarda a realização de um laudo para determinar os reparos a serem feitos no local.

Hoje, por volta das 14h, só havia um marreco e um cisne isolados no lago. Os guardas e os frequentadores envolvidos no resgate estenderam uma corda sobre o lago para tentar 'empurrar' os bichos para a margem. De acordo com a Guarda Civil, não é possível entrar no lodaçal a pé ou de bote, sob perigo de atolar. "É triste ver o pessoal trabalhando com tanta precariedade, sem equipamento", comentou Marcelo Fracato, 43, médico e frequentador do parque, enquanto acompanhava. O marreco foi retirado, mas o cisne permanecia no lodaçal, pelo menos até as 15h.

A estudante de biologia Thioni Carreti, 20 anos, era uma das frequentadoras do parque que tentava ajudar no resgate: "soube pela TV e fiquei desesperada", diz. "O cisne está atolado e fazendo muito esforço, mas assustado pela quantidade de gente que tem aqui".

Na administração do parque, uma reclamação comum era que a quantidade de 'curiosos' assistindo ao resgate dificultava o trabalho. Algumas pessoas foram, 'indignadas', pedir que o parque fosse fechado para o resgate, entre elas a advogada Thaís Barbour, 36 anos: "o cisne está estressado com esse um milhão de curiosos em volta", alegou.

Matéria enviada pela colaboradora Profª Adriana A. Caldeira de São Bernardo do Campo

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Eu morei na Aclimação grande parte da minha vida, agora moro no exterior e fiquei chocada em ver o que aconteceu ao Parque da Aclimação.
    Gostaria de ter notícias mais recentes. Vocês podem me dizer se o cisne que ficou preso no centro do lago foi finalmente resgadado?
    Agradeço muito!
    Gladys

    ResponderExcluir
  2. Olá Gladys,

    Num grande esforço da defesa civil, guarda municipal e frequentadores do Parque da Aclimação, foram resgatados os cisnes e alguns marrecos, além de muitos peixes.
    O lago está sendo totalmente limpo e reparado, no sabado já começara a receber água nova.
    Envie seu email para nós (contato@sosriosdobrasil.org) que enviaremos links e fotos recentes.
    Abçs ecológicos!

    ResponderExcluir
  3. eu sou o ze manel...ehehehehehehehheheehehheehhe

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br