Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2009

COMITÊS DE BACIAS DO RJ E O PACTO PELO SANEAMENTO


Lançamento de esgotos in natura na Lagoa de Jacarepaguá (RJ)

Inea defende comitês de bacia como protagonistas do pacto pelo saneamento


2/2/2009

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino Pereira, disse nesta quarta-feira (28/1), durante a primeira reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) de 2009, que os comitês de bacia hidrográfica devem ser os protagonistas do Pacto pelo Saneamento. O projeto, anunciado pela Secretaria do Ambiente, pretende coletar e tratar, até 2010, 80% de todo o esgoto produzido no Rio de Janeiro.

Segundo Firmino, os colegiados devem dar prioridade à elaboração de seus planos de bacia e de projetos de sistemas de esgotamento sanitário para frear a degradação dos recursos hídricos, além de garantir melhoria da qualidade de vida da população. O presidente afirmou, ainda, que o Inea redobrará os esforços para que os recursos arrecadados com a cobrança do uso da água sejam parcialmente convertidos na assinatura de convênios que possibilitem a implantação das secretarias executivas, dando agilidade aos comitês.

Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos realizados em 2008 pela extinta Serla (que se fundiu com a Feema e o IEF, formando o Inea). Os destaques foram as intervenções do Projeto Iguaçu, financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a explosão de diques para facilitar o escoamento das águas acumuladas em cidades do Norte Fluminense devido a fortes chuvas, além da recuperação gradual do sistema lagunar de Araruama.

Os membros do CERHI também apresentaram a prestação de contas dos convênios dos Comitês Lagos São João e Guandu, entre outros itens de pauta.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social RJ.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Dêem uma chegadinha no post http://aguadonadavida.blogspot.com/2009/02/olha-que-selo-maneiro.html tem um presentinho pra vcs lá! É um prêmio-brincadeira bogosférico que vai colocar as notícias ambientais em evidência. Espero que gostem e participem. Abraços,RaquelAlmeida.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br