Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de fevereiro de 2009

SAÚDE PÚBLICA EM RISCO: PERIGO AMBIENTAL E SANITÁRIO EM STA. CATARINA


A bela praia de Sambaqui - Florianópolis (SC)

Esgoto no Manguezal da Barra do Sambaqui


6/2/2009

CARTA À POPULAÇÃO

SAÚDE PÚBLICA EM RISCO: PERIGO AMBIENTAL E SANITÁRIO

VOCÊ SABIA?

- Que a CASAN, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo Estadual de SC pretendem implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto na Barra do Sambaqui, sobre o mangue, próximo à Estação Ecológica de Carijós e Baía da Daniela? No entanto, a Barra do Sambaqui não será beneficiada pelo tratamento do esgoto.


ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CARIJÓS EM RISCO
- Que, devido à sua localização, esta ETE poluirá o Rio Veríssimo, área de melhor qualidade ambiental do entorno da ESEC – Estação Ecológica de Carijós, acarretando danos irreversíveis a todo ecossistema da região: ESEC, Jurerê, Jurerê Internacional, Daniela, Barra do Sambaqui, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé)?

- Que em desrespeito ao Estatuto das Cidades que prevê que toda obra de impacto deve ser discutida com a comunidade, a CASAN negou-se a apresentar o projeto e as licenças ambientais à comunidade e realizou, em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Governo Estadual o lançamento oficial das obras da ETE na Barra do Sambaqui?

- Que em sua campanha política o prefeito Dário Berger prometeu à população da Barra do Sambaqui medidas de melhoria da qualidade de vida neste bairro, que juntamente com a Tapera, apresenta o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da Capital. Disse o então candidato: "trarei dignidade, vocês sentirão orgulho de morar aqui". Por que então a Barra do Sambaqui não será beneficiada pelo tratamento do esgoto?

- Que segundo o DC de 15/09/08, a CASAN foi multada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente em R$ 1 milhão por reincidência em lançamento de esgoto sem prévio tratamento nas águas da Baía Norte? Contraponto do presidente da CASAN: "O presidente da CASAN, Walmor de Luca, considerou a multa sem sentido e afirmou que a empresa vai recorrer. Argumentou que o contrato obriga a companhia a fornecer água, mas estabelece coleta de esgoto somente quando for viável economicamente. Ele justificou que o elevatório é um mal necessário e passível de problemas."

PODEMOS ENTÃO CONFIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM UMA ÁREA TÃO SENSÍVEL?


ESGOTO SIM, NO MANGUE NÃO!

MOVIMENTO ESGOTO NO MANGUE NÃO!

CONSELHO COMUNITÁRIO DA BARRA DO SAMBAQUI - CCBS

Fonte: Paulo Douglas/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

MANIFESTO NO DOMINGO DIA 08 FEVEREIRO

Esgoto sim, no mangue não!


"Bom dia a todos,
gostaríamos de pedir a vocês que repassassem o nosso convite de participação no ato público em protesto à instalação da ETE na Barra do Sambaqui - ESGOTO SIM, NO MANGUE NÃO - que estaremos realizando domingo, dia 8/02, às 15 horas na entrada da Barra do Sambaqui (na praia em frente ao restaurante Delícias do Mar e próximo à Marina).

Gostaríamos de estar atuando em conjunto com as outras entidades que também vêm sofrendo com este atropelamento e desrespeito dos órgãos públicos e convidá-los para trazerem suas reivindicações neste domingo a tarde. Talvez seja um bom momento para aproveitarmos a presença da imprensa e expormos unidos nossos problemas.
Um abraço,
Adriane Ferreira
Comissão Movimento Esgoto no Mangue Não!
Conselho Comunitário da Barra do Sambaqui". VEJA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br