Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2009

Cantinho Literário - "O RIO DE MINHA INFÂNCIA" (XII)


Existe coisa melhor do que subir na árvore e mergulhar no rio? (foto: Sue Cunningham)


O RIO DA MINHA INFÂNCIA


Luiz Bosco Sardinha Machado*

Porquê será que toda criança tem um rio com o qual identifica-se?
Certo é, que nem sempre é um rio, mas um ribeirão, um coricho, um regato, um igarapé sei lá, mas a verdade é que adota-se um fio d’água com todo seu fascínio.

Especulemos. Será porquê a pureza da infância identifica-se com o curso d’água igualmente puro?
Ou então, que ele transporta segredos e novidades que apreendeu nas cabeceiras e leva lépido e fagueiro para os ribeirinhos rio-abaixo e aguça nossa curiosidade?

Mas a verdade é que, por um motivo ou por outro sempre tivemos o rio dos sonhos da nossa infância.

Ah! Você não teve?
Então, sua infância passou e você não viu.

O meu do qual não me envergonho era pequenino igual meu mundo, mas grande à medida dos meus sonhos e para lá eu ia e em suas margens ficava imaginando quantas aventuras passavam-se em suas margens e meu rio era testemunha disto.

Silencioso e nada podendo fazer viu atinos e desatinos, que eu ficava imaginando, construindo castelos nas espumas límpidas de suas águas, que imaginava sempre seriam as mesmas.

Hoje, lá não volto. Tenho medo de não encontrar o rio que lá deixei.
Mudei tanto, que o rio também deve ter mudado, pois sempre senti seu palpitar de ente vivo que como eu cresceu e perdeu a inocência.


*Luiz Bosco Sardinha Machado - advogado, tem no seu Blog "A Brasa do Sardinha" com ótimas crônicas diárias que valem a pena ser lidas!
ACESSE NOSSO BLOG - www.colunadosardinha.blogspot.com - Começamos o ano com o sucesso que devemos a você. São cem números que comprovam. Obrigado.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br