Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de fevereiro de 2009

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE DECLARA ILEGAL ÁGUA DE CARRO-PIPA



Uso de água de carro-pipa para consumo humano é ilegal

Audiência sobre o assunto foi realizada no Ministério Público Estadual - SERGIPE

Infonet Saúde - 03/02/2009

Audiência no MPE sobre consumo de água irregular
Diante das constantes interrupções no fornecimento de água feito pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), muitos têm apelado para o uso de fontes alternativas, como o abastecimento através de carros-pipa. Contudo, essa medida é irregular, já que a água extraída dos poços não passa por fiscalização e o serviço é restrito à companhia de abastecimento, através da rede de saneamento básico.

Em Aracaju, alguns condomínios e uma instituição de ensino se utilizaram da água extraída de um poço, localizado no bairro Santa Maria, como forma de driblar a irregularidade do fornecimento de água. A iniciativa levou a realização de uma audiência no Ministério Público Estadual, na manhã desta terça-feira, 3, com representantes da Deso, da Vigilância Sanitária de Aracaju, de condomínios da 13 de Julho e da Universidade Tiradentes (Unit), para tratar da questão.

Na reunião, representantes da instituição de ensino comunicaram a suspensão da aquisição do serviço das fontes alternativas assim que tomaram conhecimento de que o serviço era ilegal, mas continuam enfrentando problemas no abastecimento de água. A representante da Deso, Antonia Menezes, afirmou que a situação da universidade será monitorada e em 60 dias, uma nova audiência será feita. Já em relação aos condomínios, o uso da água do poço do bairro Santa Maria foi isolado, em decorrência de um entupimento na rede de esgoto.

A promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor, Doutora Euza Missano, ressalta a ilegalidade do uso de água sem liberação da Vigilância Sanitária. Segundo ela, “a prestação desse serviço não é regulamentada e por isso, o uso dessa água como fonte alternativa de abastecimento não pode existir”.

Como forma de conter esse problema, a Vigilância Sanitária Municipal tem visitado todos os estabelecimentos comerciais de Aracaju para inspecionar o fornecimento de água. O coordenador do órgão, Anderson Nóbrega, ressalta que “a água disponibilizada pela Deso é própria para o consumo humano, pois passa por uma rede de tratamento, diferentemente da água dos poços, que não é fiscalizada”.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES:
Realmente é absurdo o abastecimento com carro pipa. Mas é igualmente absurdo essa falta de água. É injustificável, considerando que pagamos caro por esse serviço. Desde que me entendo por gente, aqui em Aracaju e em cidades do interior, o problema só se repete. Acho que teremos que fazer uma cacimba no quintal ou buscar água em algum lugar. Sim , porque precisamos de água e de uma companhia de água de se respeite. Ou então tomar banho se lambendo como gato...
Maria Socorro, 2/3/2009 às 18:35

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br