Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de fevereiro de 2009

IBAMA PROIBE PESCA NO RIO PARAIBA DO SUL

Rio Paraiba do Sul em Resende (RJ)

Ibama publica instrução normativa proibindo a pesca em parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul

Foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (2), Instrução Normativa proibindo qualquer modalidade de pesca durante o período de 1º de fevereiro a 31 de maio de 2009, na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, desde o município de Resende/RJ, até sua foz, no município de São João da Barra/RJ.

A proibição vem em conseqüência do acidente ambiental ocorrido em novembro passado, quando houve o lançamento, em afluente do referido rio, do produto denominado endosulfan, um organoclorado altamente tóxico usado na produção de pesticidas e inseticidas.
O produto causou a mortandade de centenas de toneladas de peixes ao longo de todo o trecho de Resende até a foz, justamente no período da Piracema, época de reprodução dessas espécies.

Os objetivos dessa proibição são evitar a pesca e o consumo de peixes eventualmente contaminados e permitir a recuperação dos estoques pesqueiros no rio, os quais foram fortemente afetados pelo acidente.

Durante o período de proibição, deverão ser realizadas ações de monitoramento das condições ambientais do corpo hídrico e da situação dos recursos pesqueiros e, constatando-se a necessidade, tal período de proibição poderá ser alterado. (Fonte: Ibama)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. queria fazer um apelo ao ibama e as autoridades, competentes, que olhasse a situação do rio meárim um dos principais rio que corta o estado do maranhão,que vem sofrendo bastante com o desmatamente nas suas matas siliares,e a pesca artezal desenfreada sem fiscalização mesmo na epoca do defeso da reprodução das especié.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br