Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de fevereiro de 2009

A FORÇA DA ÁGUA - Veja um impressionante vídeo-documentário - "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"



O vídeo mostra a força da água agindo sobre uma estrada asfaltada

Comentário do Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos*

Esse tipo de "arrombamento" é muito comum em nossas estradas. Acontece em trechos em aterro quando a galeria (ou bueiro) que drena as águas de montante para jusante é obstruído e o aterro rodoviário passa a funcionar como uma barragem.

Como esse aterro não é construído para essa performance de barragem começam os problemas. No caso, que é o mais comum, as águas de montante começam, com grande energia, a abrir caminho pelas laterais da galeria, carreando solo e solapando os entornos.

Como o crescimento da força da água é exponencial nesse caso (mais caminho aberto > mais água passando > maior energia destrutiva > mais caminho aberto > ...) o fenômeno tem um enorme poder de destruição.

Veja que em um momento o próprio bueiro, em tubo Armco, vem à superfície por empuxo das águas e mostra sua obstrução na boca de montante.
Acidentes desse tipo são facilmente evitados, primeiro com um bom projeto de aterro e uma boa técnica construtiva, segundo com inspeções periódicas que previnam a obstrução da drenagem.

Abração,
Álvaro

Ao tratar com a água guarneça-se de respeito e precaução. Tudo nela cheira a exponencial. (Álvaro)

"Se tiveres que tratar com água, consulta primeiro a experiência e depois a razão". (Leonardo Da Vinci)

* ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS , geólogo, é consultor em geologia de engenharia, geotecnia e meio ambiente. Foi diretor de Planejamento e Gestão do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e diretor da Divisão de Geologia. É autor, entre outras obras, de "Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática".

Vídeo enviado pelo colaborador Dr. Dionísio Leite da Costa - UNITAU - Taubaté - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br