Agência Brasil - 17/06/2009
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a cheia dos rios já ultrapassou este ano a média histórica em diversos municípios, entre os quais Parintins, Manacapuru e Careiro da Várzea. Nos dois últimos, onde o acompanhamento das cheias é feito desde a década de 70, o nível dos rios encontra-se atualmente na marca de 20,19 e 17,06 metros, respectivamente. Até então, as maiores média dos dois municípios haviam sido registradas em 1999 – 20,03 metros para Manacapuru e 16,88 metros no Careiro.
De acordo com a dona de casa Maria das Graças Silveira, de 55 anos, as chuvas voltaram com mais força nos últimos dias no Careiro da Várzea, que fica a cerca de 25 quilômetros de Manaus. Ela disse que ninguém na região imaginava que o rio voltaria a subir neste mês. A expectativa, pelo que aconteceu nos últimos anos, era que o nível das águas começasse a baixar. “Não esperávamos mais ter nossas casas alagadas este mês porque as chuvas já estavam diminuindo.”
O supervisor de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Daniel Oliveira, informou que, apesar da média de chuvas em abril e maio deste ano ter ficado abaixo do esperado, as chuvas de junho já superaram o esperado para o período na região de Manaus. Em abril, a expectativa era que houvesse 351,2 milímetros, mas o índice ficou em apenas 145,8 milímetros. Em maio, cuja média é 282, choveu 142,6 milímetros. “Ao contrário de abril e maio, só nos primeiros 15 dias deste mês já choveu 30,2 milímetros a mais do que o esperado para Manaus”, acrescentou.
Para combater os problemas decorrentes das enchentes, a Defesa Civil do Amazonas continua acompanhando as famílias e fazendo a distribuição do cartões do programa estadual SOS Enchente, em parceria com o governo federal, que prevê a entrega de R$ 300 e de cestas básicas às famílias atingidas. Segundo a secretaria de governo do Amazonas, cerca de 370 mil pessoas em todo o estado já foram contempladas. (Fonte: Amanda Mota/ Agência Brasil)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
0iie..tuudo bem?
ResponderExcluirbom, eu ouvir falar que o dinheiro que iriam destribuir seria 3 meses 300,00 reais. Porque naum foi asiim???
As pessoas que souberam disso estao esperando o restantes dos pagamentos, até porque so 300,00 reais nao vai ajudar as pessoas que foran afetadas, nao vai dá nem pla nada sabe, até porque essas pessoas que dizem ser RIBEIRINHOS tem bastantes filhos e onde que elas irao abrigar os filhos, ela terar q alugar uma casa pra eles ou ir pra outra cidade. Muita gente q eu conheço fez isso, e essa pessoas estao esperando os restantes dos pagamentos... E AGORA COMO VAI FICAR ISSO???
Enviem e-mail para a Defesa Civil da Amazônia, que anunciou a distribuição das verbas para os atingidos pelas enchentes "a Defesa Civil do Amazonas continua acompanhando as famílias e fazendo a distribuição do cartões do programa estadual SOS Enchente"
ResponderExcluirNo dia 29 de julho acontecerá um Seminário sobre o assunto:
"O seminário vai ser realizado no auditório do Corpo de Bombeiros, no bairro Petrópolis, de 8h às 17h. O Seminário faz parte das novas etapas do programa S.O.S. Enchente."