
Uma tromba d'água se formou no rio Saint Johns, em Jacksonville, na Flórida, Estados Unidos, na tarde de sexta-feira.
O fenômeno pôde ser visto da ponte Fuller Warren. A informação é da AP. A tromba d'água é um tornado que se forma sobre a água, mais comumente sobre o mar, em condições de alta umidade e forte calor. Fonte: Tratamento de Água
O fenômeno pôde ser visto da ponte Fuller Warren. A informação é da AP. A tromba d'água é um tornado que se forma sobre a água, mais comumente sobre o mar, em condições de alta umidade e forte calor. Fonte: Tratamento de Água
*
TROMBA D'ÁGUA
A “tromba d’água” é um tornado que se forma sobre a água, mais comumente sobre o mar, em condições de alta umidade e forte calor surgindo tão rápido quanto se desfazem.
No Brasil, a região sul, principalmente, e em parte o Estado do Mato Grosso do Sul é bastante favorável a ocorrências desse tipo de evento climático.Só em Santa Catarina foi registrada a ocorrência de cerca de 23 tornados e trombas d’água de 1976 a 2000 que em grande parte estavam associados à passagem de frentes frias e a ocorrência de sistemas convectivos de mesoescala e sistemas convectivos isolados na primavera e no verão respectivamente. (A última tromba d'água de SC - até a data deste artigo - aconteceu em Florianópolis, em Março de 2008 - veja matéria no G1).
Os tornados são uma imensa coluna de ar giratória que se estende desde a base da nuvem que o gera (chamada de cumulonimbus, nuvem em forma de bigorna que pode chegar a 35km de altura) até a superfície do continente ou da água, sendo neste caso chamado de “tromba d’água”.
É importante não confundir tornado com furacão: o segundo pode atingir centenas de quilômetros de diâmetro e sempre surge sobre os oceanos que é o local de onde retira sua energia destrutiva e pode durar vários dias percorrendo diversos lugares. Já o tornado é mais localizado, raramente ultrapassa 1km de diâmetro e dura apenas alguns minutos (são raros os que duram 1 hora, por exemplo).
http://www.inmet.gov.br/
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br