Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2009

BARRAGEM DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CORRE RISCO DE ROMPER?

Barragem da reserva indígena da Mata da Cafurna em Palmeira dos Índios, Alagoas

Alagoas - Excesso de água em barragem ameaça bairro em Palmeira dos Índios

Publicado por Sertão 24 Horas
www.primeiraedicao.com.br - 17/06/2009

O excesso de água em uma barragem localizada na reserva indígena da Mata da Cafurna em Palmeira dos Índios, na região Agreste, distante de Maceió 140 quilômetros está ameaçando o bairro da Cafurna próximo ao centro da cidade.

Como o problema está relacionado à responsabilidade da Fundação Nacional do Índio – Funai, a secretária municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, Ana Cristina, encaminhou no ultimo dia 09 deste mês, oficio ao órgão indígena solicitando a liberação de uma equipe técnica para uma avaliação sobre o problema do excesso de água em razão do excesso de chuvas que continuam caindo em todo o Estado.

O expediente foi encaminhado ao administrador regional substituto da Funai em Maceió, Hamilton Dinis Monteiro.

Decorridos vários dias ninguém da Funai apareceu para a realização da avaliação solicitada pelo Executivo palmeirense. Diante do impasse a Prefeitura de Palmeira dos Índios, decidiu formar uma comissão com o objetivo da apresentação um laudo técnico sobre o problema que ameaça o bairro Cafurna e encaminhar a Funai para as devidas providencias.

A comissão foi formada pelo secretário municipal de Obras, engenheiro civil, Jesimiel Pinheiro Cavalcante, Fernando Alves, da Comissão de Defesa Civil, Sargento Martins do Grupamento do Corpo de Bombeiros, engenheiro civil, José Marcelo e Alex de Holanda Pinto, representado a sociedade civil organizada.

Conclusão do laudo técnico

Após uma inspeção minuciosa “in loco” foi constatado pela comissão que existe inúmeras residências no percurso das águas que sangra da barragem da Mata da Cafurna. As águas desembocam no açude do Goiti que já está com um excesso de volume muito grande de água. O paredão do açude com uma altura de 13 metros foi construído há 40 anos com argamassa. Ao longo dos anos nunca passou por uma manutenção e apresenta rachaduras.

A comissão concluiu que se faz necessário a recuperação do paredão real e urgente através da Funai e a redução do nível das águas da barragem. De acordo com o laudo técnico a ocorrência de um possível rompimento da barragem da Mata da Cafurna irá direcionar o fluxo de águas para pequenos açudes e para o bairro residencial da Cafurna podendo provocar uma tragédia além de sérios danos a comunidade e ao Meio Ambiente. Fonte: Tratamento de Água/Sertão 24 Horas

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br