Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de junho de 2009

SÃO PAULO TORNOU-SE O RECORDISTA, NO BRASIL, EM ADESÕES AO CONSENSO DA ÁGUA

Arte: Fundação Nova Cultura da Água

O Consenso das Águas

Conforme o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) de 2006, 1,2 bilhão de pessoas são atingidas diretamente pela escassez de água. Hoje, 2,6 bilhões não contam com saneamento básico e, anualmente, 1,8 milhão de crianças morrem vítimas de doenças transmitidas por água insalubre. Até 2025, 2,7 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água.

Estadão Online - 12/06/2009

Às margens de um dos rios mais preservados do Estado, o Jacaré Pepira, no município de Bocaina, prefeitos de 265 municípios paulistas se reuniram no último dia 2, durante a Semana do Meio Ambiente, para aderir aos termos de um acordo internacional sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos. Com isso, São Paulo tornou-se o recordista, no Brasil, em adesões ao Consenso da Água, lançado durante o 5º Fórum Mundial da Água, realizado em março, em Istambul.

O documento de compromissos visa a estimular os governos locais a definir metas estratégicas para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade dos recursos hídricos disponíveis até 2012. Os prefeitos paulistas se comprometeram a fazer um diagnóstico das condições ambientais e sanitárias das águas existentes em seus municípios e a traçar um plano de metas até dezembro.

A partir de 2010, cada cidade terá de implementar um plano de ação para recuperação, conservação e preservação dos mananciais. As prefeituras receberão recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro) e os resultados obtidos serão apresentados durante o Fórum Mundial da Água, marcado para 2012.

Leia mais.

Fonte: Estadão online/Blog Gente das Águas

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br