Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2009

USINA DE BELO MONTE, NO RIO XINGU TERÁ SUA LICENÇA AMBIENTAL LIBERADA, DIZ MINC

Rio Xingu onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte que deverá gerar mais de 11 mil megawatts de potência


Usina de Belo Monte terá licença ambiental a tempo de participar de leilão, diz Minc

Thais Leitão - 15/06/2009
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje (15), no Rio de Janeiro, que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, vai receber o licenciamento ambiental a tempo de participar do leilão de energia, previsto para ocorrer em setembro.

De acordo com Minc, como a Usina de Belo Monte, existem mais “quatro ou cinco” projetos de construção de hidrelétricas aguardando a concessão de licenças ambientais. Mas, segundo o ministro, os demaisprojetos estariam travados em função de questões indígenas ou aguardando licenciamento na esfera estadual.

A Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, e deve gerar mais de 11 mil megawatts (MW) de potência. A conclusão da obra está prevista para abril de 2014 e o investimento estimado é de R$ 7 bilhões. A obra consta do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Tem umas quatro [dependendo da liberação do ministério do Meio Ambiente]. Delas, duas a gente vai resolver, outras duas a gente não vai resolver”, afirmou. Entre as que não receberão a liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Minc citou o projeto da hidrelétrica do Rio Araguaia, entre os estados do Pará e Tocantins.

Minc também lembrou que está marcado para o dia 18 deste mês o lançamento da Carta dos Ventos, um documento que terá por objetivo manifestar o compromisso do país com a formulação de ações e políticas públicas voltadas para incentivar a exportação do potencial eólico nacional como fonte energética.

“Não podemos perder o vento da história. A energia limpa do sol e dos ventos deve substituir a energia suja das térmicas a óleo e a carvão”, disse ele, garantindo que o governo vai manter as exigências de compensação ambiental sobre as térmicas a óleo e gás.

Edição: Aécio Amado - agência Brasil 15/06/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br