Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2009

GOVERNADOR DE ALAGOAS GARANTE QUE SANEAMENTO BÁSICO VAI DOBRAR ATÉ 2010

Orla da Pajuçara - Maceió - Alagoas (foto: terraalagoana)

Ref.: Bacia da Pajuçara - conheça

Índices de saneamento básico de Maceió vão dobrar

Alagoas em Tempo Real - 16/06/2009

Os índices de saneamento de Maceió vão dobrar até 2010. Foi o que garantiu o governador Teotonio Vilela Filho em visita às obras de esgotamento sanitário da Baixa Maceió, no Vergel do Lago, ocorridas na manhã desta segunda-feira (15). Na ocasião, Teotonio Vilela ressaltou que o saneamento é um investimento fundamental na melhoria da saúde pública.

“Esgotamento sanitário é um tipo de obra que muita gente não valoriza, mas que salva vidas. Por isso, saneamento é uma das prioridades de nosso governo e, juntas, obras como essa da Baixa Maceió, somadas às ações na Bacia da Pajuçara e no coletor tronco vão dobrar os índices de saneamento de Maceió”, disse o governador.

Teotonio se referiu às duas outras obras de saneamento em execução pelo Estado, o esgotamento sanitário da Bacia Pajuçara (que contempla a orla marítima) e a recuperação do coletor tronco de esgoto da capital.

Baixa Maceió

Orçada em R$ 35 milhões, o esgotamento sanitário da Baixa Maceió prevê a execução de 24km de rede de esgoto na região que compreende a orla lagunar da capital, beneficiando 40 mil famílias. Os recursos são do governo federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da contrapartida de 10% do Estado.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, a obra segue em ritmo avançado e está 10% a frente do previsto dentro do seu cronograma. Fireman ainda informou que o Estado deve pleitear mais recursos junto ao Ministério das Cidades para a execução da segunda etapa da obra, que chega até Bebedouro.

No momento, as frentes de trabalho se concentram no Vergel do Lago e nos conjuntos Joaquim Leão e Virgem dos Pobres e cerca de 13 km de obra já foram executados nessas três áreas. “Já temos sete quilômetros de ligações de esgoto executadas no lado externo das residências e vamos, ainda este mês, iniciar a execução das ligações no interior das residências”, avisa Virgilio Manzoni, engenheiro de produção da construtora Santa Bárbara, responsável pela obra.

Expectativa

A dona de casa Maria do Carmo será uma das beneficiadas pela obra. Moradora do conjunto Virgem dos Pobres há mais de dez anos, a idosa convive diariamente com a infestação de mosquitos e o mau cheiro do esgoto à céu aberto. “Depois das 17h30, o mosquito invade as casas e ninguém consegue dormir sem mosquiteiro. Quando chove, a situação é pior ainda. Mas temos esperança de que, depois dessa obra, as coisas melhorem”, falou a moradora.

Também participaram da visita o secretário-adjunto da Infraestrutura, Fernando Nunes; presidente da Casal,Jessé Mota; o secretário de Comunicação de Alagoas, Nelson Ferreira; o ouvidor-geral do Estado, Claudionor Araújo; e o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Gilberto Occhi.

Fonte: Alagoas em Tempo Real/O Empreiteiro


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br