Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2009

GRÁTIS PARA VOCÊ O "MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS"


Secretaria Municipal de Meio Ambiente Lança Manual de Identificação de Mudas e assina Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica

O Parque Nacional da Tijuca foi palco, na sexta-feira 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, de 2 importantes eventos patrocinados pela prefeitura do Rio. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, lança o “Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais”, pesquisa desenvolvida para ser destinada aos profissionais e demais interessados em realizar plantios florestais, especialmente em encostas.

O Manual contém fichas ilustradas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica com a respectiva classificação, zona de ocorrência, informações ecológicas, usos, fenologia e características morfológicas que permitem a identificação das mudas. Apresenta ainda instruções de plantio adequadas às condições mais comuns na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. Todas as espécies apresentadas foram testadas e aprovadas em plantios realizados ao longo de mais de 20 anos pela Prefeitura do Rio, especialmente no âmbito do Mutirão Reflorestamento.

O lançamento do “Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais” foi no Centro de Visitantes do Parque, que fica na Estrada da Cascatinha, s/n, na Floresta da Tijuca. Em seguida, foi assinado pelo secretário Carlos Alberto Muniz o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que objetiva ampliar a recuperação de um dos ecossistemas mais devastados do Brasil, mas que ainda encontra no Rio parte dessa mata preservada.

Atualmente, há apenas cerca de 7% da cobertura original desse bioma em território brasileiro. O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica reúne mais de 50 organizações ambientalistas, indivíduos, empresas e governos, cuja missão é integrar esforços e recursos para a geração de resultados em conservação da biodiversidade. A meta é recuperar, até 2050, um total de 15 milhões de hectares da Mata, o equivalente a 15 milhões de campos de futebol do tamanho do Maracanã.

Do Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br