Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2009

09/06/2009

Em defesa da água






A parceria, firmada no dia 05 de junho, com evento que marcou o plantio simbólico da primeira muda da iniciativa conjunta, aconteceu na Escola Estadual Clélia de Barros de Leite Silva, no bairro Cuiabá de Cima, em Nazaré Paulista.



Estiveram presentes, o gerente do Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos da Sabesp, o engenheiro José Alberto Galvão Ferro e equipe, o diretor executivo do IPÊ, engenheiro Eduardo Ditt e equipe, o prefeito do município, Mário Antonio Pinheiro, entre outras autoridades, a diretora da escola, Creusa Aparecida Gomes, alunos e professores.



A iniciativa prevê a implantação do Projeto Atibainha, que conta também com o apoio da prefeitura de Nazaré Paulista, e tem o objetivo de promover a restauração florestal de matas ciliares no entorno da represa do Atibainha e a consequente preservação dos recursos hídricos.



Esse projeto integra as ações do IPÊ na região. Além dos trabalhos de restauração florestal em Nazaré Paulista, o IPÊ desenvolve pesquisas com fauna (mamíferos terrestres e voadores), envolvimento comunitário e educação ambiental para o reconhecimento da importância da água e da biodiversidade da Mata Atlântica pelos moradores e tomadores de decisão da região.



As atividdes de reflorestamento acontecerão em uma área disponibilizada pela Sabesp que também doou aproximadamente 40 mil mudas para este projeto, que integra o Programa Um milhão de Árvores no Cantareira. No segundo semestre deste ano serão plantadas 20 mil mudas.



A região de Nazaré Paulista é prioritária para o estabelecimento de ações de conservação ambiental e de restauração de Mata Atlântica por se localizar na cabeceira da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e por abrigar o reservatório de água do Rio Atibainha que, junto aos reservatórios Cachoeira e Jaguari-Jacareí, compõem o Sistema Cantareira.



Diversos dos remanescentes de Mata Atlântica dessa região, além de abrigarem espécies da fauna e da flora em níveis variados de ameaça de extinção, proporcionam um dos serviços ecossistêmicos mais importantes para o homem: a proteção dos mananciais.



Envolvimento Comunitário

Na data do evento de lançamento da parceria, assim como no dia anterior, alunos da Escola Estadual Clélia de Barros de Leite Silva, participaram de atividades desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental do IPÊ. Foram atendidas sete classes com apresentação de palestra, oficina de máscaras e doação de mudas

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br