Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2009

BOM EXEMPLO PARA DESTINO FINAL DE PNEUS QUE POLUEM NOSSOS RIOS

Pneus têm destinação ecológica após passar por ponto de coleta (Foto: Reprodução/InterTV)

Pneus usados recebem destino ecológico após passar por 'Ecoponto' em MG


A queima da borracha é usada nos fornos deste tipo de empresa e de outras usinas na região. Antes do 'Ecoponto', o material era abandonado nas beiras de rios.


Cerca de 54 toneladas de pneus usados e descartados em Coronel Fabriciano (MG) foram levadas para um reservatório provisório, chamado de 'Ecoponto'. No local, o material é catalogado, separado e recebe um destino ecológico correto.

Uma das soluções ambientais encontradas na cidade é levar os pneus do galpão para uma fábrica de cimentos em Matozinhos (MG).

A queima da borracha é usada nos fornos deste tipo de empresa e de outras usinas na região. Antes do 'Ecoponto', o material era abandonado nas beiras de rios.

O 'Ecoponto' foi construído no fim de 2008 e armazena, atualmente, cerca de 10 mil pneus para que tenha uma destinação ambiental.

Quando o pneu já não serve mais, é comum as pessoas arremessarem no lixo perto de casa, ou em qualquer outro lugar, mas, há sete anos, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente determina a obrigatoriedade de descartar corretamente um pneu velho para cada quatro novos inseridos no mercado.

Isso ajuda também na prevenção de doenças como a dengue. Além disso, a destinação errada dos pneus usados pode render multa de R$1 mil a R$ 50 milhões. (Fonte: G1/Ambiente Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br