Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2009

NOVAS TÉCNICAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA INCLUI ATÉ A GENÉTICA

Uma estração tradicional de tratamento de água - ETA-ABV

Genética poderá substituir cloro e luz ultravioleta na purificação da água
Richard Merritt

Uma ferramenta genética utilizada por biomédicos poderá também ser utilizada em uma nova técnica para eliminar micróbios e vírus nocivos da água potável.

Limpeza genética

Em uma série de provas de conceito, uma engenheira da Universidade de Duke, Estados Unidos, demonstrou que pequenas fitas de material genético podem alvejar com eficácia a porção equivalente de um gene em um fungo comumente encontrado na água, fazendo com que ele pare de funcionar.

Se essa nova abordagem puder ser aperfeiçoada, a pesquisadora acredita que ela poderá servir como a base para um dispositivo para ajudar a resolver o problema do suprimento de água potável em países do Terceiro Mundo que não possuem estações de tratamento de água.

Interferência por RNA

A tecnologia, relativamente nova, conhecida como RNAi (interferência por RNA), utiliza pequenos fragmentos de material genético que coincidem - como uma chave e uma fechadura - com um segmento correspondente de um gene no alvo.

Quando esses fragmentos entram em uma célula e se ligam ao segmento correspondente, eles podem inibir ou bloquear a ação do gene alvejado. Esta abordagem está sendo cada vez mais usada na pesquisa biomédica, mas até agora não havia sido aplicada a questões ambientais.

Ameaças à água potável

"Patógenos, sejam bacterianos ou virais, representam uma das maiores ameaças à água potável nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos," comenta Sara Morey, que está fazendo seu doutoramento. "Nossos dados mostraram que nós podemos silenciar a ação de um gene específico em um fungo na água, o que nos leva a acreditar que a RNAi é promissora como uma ferramenta de silenciamento genético para controlar a proliferação de bactérias e vírus contidos na água."

Os métodos atualmente mais utilizados para o tratamento de água - o cloro e a luz ultravioleta - podem ser caros e os resultados do tratamento podem afetar o sabor e o cheiro da água.

Sabor e cheiro da água tratada

Embora esses métodos venham sendo empregados por anos, os problemas começam a aparecer assim que a água tratada entra pelo sistema de distribuição, onde os patógenos também estão presentes. Por essa razão, freqüentemente a água recebe uma carga excessiva de cloro na estação, para que o elemento permaneça em concentração suficiente nos canos para neutralizar os elementos patogênicos.

Isto explica porque as pessoas que vivem nas proximidades de uma estação de tratamento sentem mais o cheiro e o sabor do cloro do que aqueles que vivem mais distantes dela. A pesquisadora afirma que muitos patógenos estão desenvolvendo resistência aos efeitos do cloro e da luz ultravioleta, o que torna necessário o desenvolvimento de novas opções.

A luz ultravioleta, embora eficaz na neutralização dos elementos patogênicos na estação de tratamento, não tem mais efeito assim que a água é bombeada para fora da estação. Fonte: Portal Inovação Técnológica.


Engenharia genética para o tratamento de esgoto

Tecnologias em desenvolvimento prevêem o uso de proteínas e bactérias. Este foi um dos temas discutidos pelos participantes da 17ª. Audiência de Inovação, promovida pela Companhia

Superintendência de Comunicação da Sabesp


A Sabesp realizou, em abril, sua 17ª audiência de inovação, desta vez tratando de assuntos que envolvem a inovação tecnológica e a engenharia genética, com o tema "Biocatalisadores e biorremediadores para melhorar a performance de tratamento de esgotos".


Proteínas e bactérias foram desenvolvidas para garantir melhorias na qualidade da água e efluentes tratados, redução de custos, reúso de água, reciclagem de resíduos, dentre outros benefícios, com o intuito de evitar impacto e a contaminação do meio ambiente. Francisco Vela, professor-doutor da Universidade de São Paulo, fez uma apresentação sobre um biocatalisador baseado em proteína e surfactantes que atua na membrana celular dos micro-organismos. “O biocatalisador, em contato com esses seres, altera a reserva de energia para reprodução; com isso, os micro-organismos deixam de consumir matéria orgânica, que é sua fonte de alimentação”, explicou. O biocatalisador é capaz de reduzir o lodo gerado na estação de tratamento de esgotos e até eliminar a proliferação de algas no corpo receptor. LEIA MAIS


Fonte: Planeta Sustentável Abril

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br