Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2009

ESPECIALISTA FALA SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DA CAPITAL PAULISTA E REGIÃO METROPOLITANA

Mapa da Região Metropolitana de São Paulo


O Governo Serra e a RMSP
Julio Cerqueira Cesar Neto*

Em “Carta Aberta ao futuro Governador do Estado” em Agosto de 2006, disponível no meu site, focalizei a RMSP salientando os graves problemas que apresentava e a situação de franca deterioração em que se encontrava em conseqüência do total abandono a que vinha sendo relegada há mais de 20 anos, especialmente pelos 2 últimos governos do Estado. Conclui dizendo:
- Está mais do que na hora de o futuro Governador se sensibilizar, não só com a situação atual da região, mas principalmente com a sua evolução se mantido o “status quo”, e, com visão regional, metropolitana, ambiental e sócio econômica, séria e responsável, tentar revertê-la.

No final do 1° ano do novo Governo com grande satisfação e entusiasmo constatei a enorme virada em cima do problema dos transportes metropolitanos e a demonstração de preocupação com outros itens como o abastecimento de água, a proteção de mananciais e a retirada dos esgotos dos rios e córregos e a bacia do Alto Tietê à montante da Penha, todos elencados naquela Carta Aberta. Não alimento a pretensão de pensar que essas ocorrências foram resultado da minha carta.

Hoje, passados já 2,5 anos verifico que felizmente a virada nos transportes metropolitanos era mesmo para valer mas em contrapartida os outros itens não passaram de pura maquiagem. Não era mesmo para valer: está sendo mantido o “status quo”.

Na RMSP não é mais suficiente atacar apenas um problema de cada vez. Aqueles que não são atendidos continuam crescendo com conseqüências desastrosas. Assim:

Abastecimento de água

Até o final do próximo ano é possível a ocorrência de um colapso do sistema em termos de quantidade: acréscimo zero na produção e qualidade: interdição do Guarapiranga no caso da Vigilância Sanitária vir a cumprir a sua obrigação.

Esgotos sanitários

Piora sensível da qualidade das águas dos rios e córregos por falta de tratamento e retirada de esgotos dos mesmos: acréscimo zero na capacidade de tratamento e praticamente zero na remoção dos lançamentos “in natura”.

Proteção de mananciais

Piora sensível na degradação de todos: acréscimo praticamente zero nas medidas de proteção, manutenção da desativação do Comitê da Bacia do Alto Tietê e sua Agência e praticamente nenhum avanço dos PDPA’s e leis específicas.

Gestão metropolitana

Avanço zero; uso e ocupação do solo absolutamente livre para continuidade da especulação imobiliária e outras atividades; articulação das políticas públicas continua inexistente.

Realmente o Governador do Estado não assume a região metropolitana na sua integridade porque não utiliza o seu potencial de estadista e decide em função de interesses político-eleitorais que não admitem visão maior do que 4 anos. Para entender e respeitar a região metropolitana precisa uma visão bem maior.

Não há dúvida que os investimentos em transportes incluem um apelo eleitoral a curto prazo bem mais significativo que os recursos hídricos, especialmente, água e esgotos, porém a ocorrência dos insucessos citados com certeza terão influência negativa não desprezível.

*Eng. Julio Cerqueira Cesar Neto
Entre os vários cargos ocupados destacam:
2002 – 2006 - Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária Ambiental do Instituto de Engenharia de São Paulo. - Diretor Presidente da Fundação Agência da Bacia do Alto Tietê. 2007 - a partir de Abril - Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP - Federação das Indústria do Estado de São Paulo

tel 11 36669924 - 11 99137065
www.juliocerqueiracesarneto.com

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br