Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande, no Rio, vai organizar atividade
O Ministério da Pesca e Aquicultura promove até este sábado (1º) novas reuniões com a sociedade sobre o Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande, que está sendo implementado no Rio e irá beneficiar pescadores que praticam a atividade artesanalmente na região. A informação é do assessor da Secretaria Executiva do ministério, Alexandre Kirovsky.
O acordo foi aprovado por unanimidade durante consultas à população feitas pelo ministério. “Tivemos a chancela popular de todas as comunidades da Baía de Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty. A política foi aprovada pela comunidade e todos votaram a favor de que o acordo fosse implementado”.
Recursos de R$ 250 mil, obtidos por meio de emenda do deputado federal Luiz Sergio (PT/RJ), serão aplicados em convênio que está sendo elaborado junto com a Universidade Federal do Rio e a Fundação Instituto de Pesca do estado, para que o trabalho possa ser iniciado.
Nas reuniões programadas para este fim de semana em Ilha Grande, Angra e Paraty, as comunidades serão informadas sobre o andamento do processo e conhecerão o plano de trabalho que será feito também de forma participativa, informou Kirovsky. A expectativa é de que até junho as equipes comecem a atuar de forma efetiva.
A política de acordo de pesca já é consagrada na Amazônia. Segundo o assessor, o Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande será o primeiro implementado no mar. A política aumenta a qualidade de vida dos pescadores e o estoque de pescado. “Ou seja, ela aumenta o número de peixes e também a rentabilidade do pescador. Em geral, tem acontecido isso”.
O grande legado deverá ser a organização dos pescadores. “Eles vão ter mais identidade a partir desse trabalho, vão se reunir mais com o mesmo objetivo, já têm voz em um fórum que, no caso de Ilha Grande, reúne poderes muito fortes e interesses muito grandes”. O acordo fará com que os pescadores passem a participar dos fóruns decisórios sobre o mar, contribuindo também para a solução de conflitos. A ideia é harmonizar o ambiente de trabalho, tornando-o sustentável.
O que o ministério pretende, a partir do acordo, é que os pescadores possam zonear a pesca e a aquicultura com outras atividades, sem ferir quadros legais. A fiscalização será feita pelos próprios pescadores em relação aos seus parceiros. Eles definirão as regras que irão nortear a atividade na região. “Aquele conjunto de regras que estabelecerem para a região vira uma normativa. A partir disso, é quadro legal, sujeito a penalidades. Ninguém vai poder infringir. Quem faz a política é o ministério, mas são também os pescadores”, disse o assessor.
A rede será montada até o fim do ano. Kirovsky informou, porém, que o acordo só estará concluído em 2011. “Mas, este ano, a gente arruma a casa junto com os pescadores, para deixar tudo em ordem”.
A Baía de Ilha Grande foi a principal produtora de sardinha do país no ano passado. A região é ainda a segunda maior produtora de camarão do estado do Rio.
O orçamento necessário para o acordo de pesca ficará em torno de R$ 2 milhões. Parte dos recursos será do Ministério da Pesca e parte será captada junto ao setor privado, interessado em investir na sustentabilidade da baía, disse Kirovsky. (Fonte: Alana Gandra/ Agência Brasil)/Ambiente Brasil
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br