Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de julho de 2010

A TERRA DE CANAÃ NA BÍBLIA


"Canaã" significa, etimologicamente, "pai da púrpura". o texto de Gn 9,22-27 liga Canaã a Cam, pai de toda a descendência do Egito. O território de Canaã abrangia os seguintes limites: ao Sul com o Egito; ao Leste com o rio Jordão, compreendendo as duas margens; a Oeste com o mar Mediterrâneo; e ao Norte com a Fenícia e a Síria. Os cananeus são os primeiros habitantes da Palestina (Sb 12,3) e formam um conjunto de povos descendentes do mesmo ramo genético Cam.

Em Gn 10,15-18 são mencionados todos os filhos de Canaã (filho de Cam): "Canaã gerou Sídon, seu primogênito, depois Het, e o jebuseu, o amorreu, o gergeseu, o heveu, o araceu, o sineu, o arádio, o samareu, o emateu; em seguida, dispersaram-se os clãs cananeus. A fronteira dos cananeus ia de Sidõnia em direção de Gera, até Gaza, depois em direção a Sodoma, Gomorra, adama e Seboim, até Lesa".


Esta lista de povos aparece diversas vezes, com os nomes alterados

Doze listas com seis nomes, omitindo os heveus: Ex 3,8.17; 23,23; 33,2; 34,11; Dt 20,17; Js 9,1; 11,3; 12,8; Jz 3,5.
aparecem outras listas com cinco nomes (Ex 13,5), com quatro (Nm 23,29), com três (Ex 23,28) e com dois (Dt 1,7)

Um aspecto é digno de nota: os invasores, neste caso os hebreus vindo do Egito, deveriam tratar as populações locais sem piedade e esmagá-las com toda a força (Dt 7,2-6).

População em 2002: Aproximadamente 10 milhões de habitantes; sendo seis milhões de judeus e quatro milhões de palestinos. Os cristãos e estrangeiros que vivem na Palestina somam um contingente de 5% do total, mas diminui a cada ano em virtude da violência e insegurança.

Os rios: Há um único rio, o Jordão, que se origina da vazão do lago de Genesaré (ou Tiberíades). O comprimento linear do rio Jordão é de 104 Km, mas seu percurso total é de 170 Km. O rio Jordão assim como o lago de Genesaré dependem das neves e das chuvas no Líbano. Quando chove pouco no inverno e a formação de neves é menor, o nível das águas do lago de Tiberíades e do rio Jordão fica comprometido. O rio Jordão recebe pequena contribuição de outros rios do lado Oriental, o Jarmuc e o Jaboc. As outras correntes hídricas são intermitentes e se limitam aos períodos das chuvas.

Solo: Dois terços do solo é ambiente desértico, abrangendo toda a área do sul (o Neguev e a Arabá). É mais pedregoso nas regiões da Samaria e Galiléia, com níveis de umidade maiores devido à proximidade com o Líbano. Na região Sul é seco e também pedregoso. Nos períodos de chuvas, as águas são represadas em pequenos canteiros e neles é feita a semeadura. O solo é fértil, mas não produz por falta de água.

Os montes da Palestina: Os montes eram também conhecidos como lugares de culto. Nas culturas antigas, os lugares altos eram muito utilizados como espaços sagrados em virtude da concepção de que estavam mais próximos das divindades. Os deuses moravam nos céus, na abóbada celeste, e os lugares altos eram mais adequados para fazer orações ou oferecer sacrifícios. Fora da Palestina, podem ser apontados diversos montes ou lugares altos com esta importância religiosa e social. Entre eles estão o Horeb (Sinai), com 2.100 metros (Ex 3,1); o Hermon (Líbano), com 2.800 metros (Dt 3,8-9); e o Ararat (Armênia), com 5.100 metros (Gn 8,4; 2Rs 19,37).


Os montes importantes



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br