Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2010

EMPRESA RESPONSÁVEL INAUGURA ESTAÇÃO DE REUSO DE ÁGUA - TENARIS CONFAB - PINDAMONHANGABA (SP)


No local, os participantes tiveram a chance de conhecer mais de perto o funcionamento do sistema de reuso implantado na Tenaris Confab.

Preservação ambiental: uma preocupação constante
Evento marca a inauguração da estação de reuso de água e revela a importância da economia desse importante recurso natural.

TenarisConfab é a marca utilizada no Brasil por Confab Industrial S.A. (Bovespa: CNFB4), empresa da Tenaris. Líder na produção e fornecimento de tubos de aço soldados para a indústria energética brasileira e líder na exportação desses produtos para o Mercosul e América Latina. Sua planta localizada em Pindamonhangaba, SP, tem uma capacidade anual de produção de 550 mil toneladas de tubos de aço soldado. A empresa também conta com uma divisão que produz equipamentos industriais pesados para o mercado brasileiro e para exportação.

As ações em prol do meio ambiente se fazem cada vez mais necessárias e as empresas têm adotado medidas que vão além dos critérios mínimos exigidos pela legislação brasileira em relação à sustentabilidade ambiental. Um dos exemplos é o sistema de reuso de água desenvolvido e implantado pela TenarisConfab. Ao falar sobre a iniciativa, Carlos Roberto dos Santos, Gerente dos Laboratórios do Interior da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), utilizou o termo “proatividade”.

Ele foi um dos convidados do evento de inauguração do novo sistema, realizado no Clube da ADC Confab no dia 18 de junho. Também participaram representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), da Prefeitura de Pindamonhangaba e da Tenaris. Durante o evento, a Engenheira de Meio Ambiente Ana Luisa Oliveira apresentou as ações desenvolvidas pela equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (MASS) da TenarisConfab, destacando a gestão ambiental baseada na norma ISO 14001, o trabalho realizado pelos facilitadores do Sistema de Gestão e os principais investimentos em meio ambiente no budget 2009-2010.

Em seguida, os participantes fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). No local, tiveram a chance de conhecer mais de perto o funcionamento do sistema. “Nós podemos observar um passo muito importante da TenarisConfab com esse projeto, uma vez que a reutilização representa redução do consumo de água”, afirmou Mário Luiz Alves, Gerente da Agência Ambiental da CETESB em Taubaté. “Qualquer prática de produção que contemple a economia desse recurso representa um grande passo na sustentabilidade ambiental da nossa região, e a TenarisConfab tem se destacado como uma referência sobre o tema”, enfatizou ele.

Para Carlos Roberto, a empresa demonstra compromisso com a sociedade. “O ponto mais importante desse projeto é a adoção de um sistema de gestão ambiental independentemente da possibilidade de certificação”, avaliou. O Prefeito João Ribeiro compartilhou dessa visão: “É mais uma demonstração da preocupação que a empresa tem com as riquezas ambientais de Pindamonhangaba. O que vimos hoje aqui é um passo para o futuro.”

Maria Judith Schmidt, Engenheira da CETESB e Professora universitária, também fez questão de elogiar o projeto. “A água potável é um bem finito. Por isso, esse trabalho é importante para mostrar para a população a importância de se preservá-la. É fundamental que mais empresas tenham iniciativas como essa”, disse.

O Consultor Ambiental Eduardo San Martim, que está atuando ao lado da equipe de MASS, elogiou os projetos ambientais desenvolvidos pela TenarisConfab. “Quando uma empresa solicita os nossos serviços, geralmente está enfrentando problemas com as questões ambientais. Fiquei surpreso quando cheguei aqui e vi que a TenarisConfab não tem nenhuma pendência nesse aspecto”, comentou. “Entendi então que o objetivo da empresa é fazer mais do que a legislação exige e, com a equipe comprometida que tem, os resultados estão aparecendo.”

Fonte: Tenaris Confab

INFORME NÃO PUBLICITÁRIO DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL, PARA INCENTIVO A OUTRAS EMPRESAS PARA QUE UTILIZEM SISTEMAS DE REUSO DE ÁGUA EM SUAS UNIDADES.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br