Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2010

EMPRESAS SE INTERESSAM PELA CONSTRUÇÃO DE COMBOIOS PARA TRANSPORTE DE ETANOL PELA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ


Comboio entrando na Eclusa da hidrovia Tietê-Paraná

Transpetro tem propostas para hidrovia

Local vai atender ao transporte de etanol em 2013

Fonte: Webtranspo

Seis propostas técnicas e comerciais - de um grupo de 13 empresas - foram enviadas à Transpetro, nesta semana, para a construção de comboios de empurradores e barcaças, para o Promef Hidrovia, a ser utilizado no transporte fluvial de etanol, a partir de 2013.

Inclusa no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a operação demandará a construção de 20 empurradores e de 80 barcaças, com geração de pelo menos 400 empregos diretos e 1.600 indiretos.

Segundo a empresa, cada comboio será formado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,2 milhões de litros. Em um ano, o total transportado deverá chegar a 4 bilhões de litros.

Com a entrada em operação dos comboios da Transpetro, a utilização da Hidrovia Tietê-Paraná passará dos atuais 20% para 35% de sua capacidade. Assim, mesmo quase dobrando o volume de carga que trafega na hidrovia, não se chegará nem à metade da sua capacidade de utilização, o que indica o elevado potencial do trecho.

O transporte do etanol pela hidrovia substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão, com ganhos ambientais, econômicos e de segurança. O transporte hidroviário emite um quarto do CO2 e consome um quinto do combustível utilizado pelo rodoviário.

Mais de 30 estaleiros nacionais e internacionais foram convidados a participar desta etapa da licitação. A Comissão de Licitação analisará as propostas técnicas, que contemplam itens de performance como velocidade, consumo de combustível, capacidade de carga e de manobra, além do controle de emissões. A análise técnica levará de 30 a 60 dias, sendo seguida da abertura e análise das propostas comerciais.

Notícias relacionadas
01-07-10 - Engevix deve priorizar fabricantes gaúchos para...
01-07-10 - Desafio da Engevix em Rio Grande é mão de obra
30-06-10 - Obra de usina em RO segue parada, diz consórcio
24-06-10 - Estados disputam estaleiro rejeitado

Fonte: Site Grandes Construções

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br