Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2010

NO SEMIÁRIDO BAIANO 110 MUNICÍPIOS CONSTRUIRÃO MAIS DE 20 MIL CISTERNAS, BENEFICIANDO 94 MIL PESSOAS


Secretária da Sedes, Arany Santana, o coordenador executivo do CAA, Mário Augusto Jacó e o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, assinam o convênio


Mais 20 mil cisternas serão construídas no semiárido baiano

Serão 110 municípios atendidos e 94 mil pessoas beneficiadas. A parceria é realizada entre a ASA, o MDS e a Sedes.

Fotos: Flávia Azevedo

Na manhã desta segunda-feira (28), o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e outras 12 entidades assinaram um convênio para a construção de novas cisternas no semiárido baiano. Somente na área de atuação do CAA, 20 municípios serão atendidos com 2 mil cisternas destinadas ao armazenamento de água para consumo humano e produção agrícola.

Ao todo, o convênio viabilizará a implantação de 18,7 mil cisternas de consumo e 1,2 mil para produção, em 110 municípios baianos, beneficiando cerca de 94 mil pessoas. As entidades executoras integram a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Os recursos estão sendo disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O governador Jaques Wagner esteve presente e falou da importância desta ação. "Celebramos essa parceria com a sociedade civil para que ela seja cada vez mais fortalecida. Isso nos inspira a resgatar a cidadania das pessoas", disse.

O coordenador executivo da ASA e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Naidison Baptista, chamou a atenção para a necessidade de construir mais cisternas. "Mais de mil pessoas estão aqui para agradecer e também pedir mais cisternas, pois ainda somos a parcela da população que mais necessita de ações como esta", afirma.

Domício Santos, beneficiário do município de Queimadas, conta sobre a mudança de vida da família após a implantação da cisterna de consumo. "Nossas vidas tornaram-se mais independentes e hoje temos autonomia sobre nossa sobrevivência. Podemos produzir e nos alimentar bem melhor que antes", conta.


Já Manoel Oliveira, beneficiado com uma cisterna de produção em Vitória da Conquista, também conta sobre a mudança. "Antes comprávamos as hortaliças na feira de má qualidade e caras. Hoje, com a minha cisterna, nos alimentamos bem e ainda produzimos para vender, tirando dinheiro para o nosso sustento", completa.


Para finalizar, o coordenador executivo do CAA, Mário Augusto Jacó, destacou as conquistas das comunidades e da parceria com o poder público. “A partir de 2003 abriu-se um diálogo para a construção de um verdadeiro projeto de convivência com o semiárido”.

Veja a galeria de fotos da solenidade de assinatura de convênios:


caabahia.org.br/galeria-de-fotos/assinatura-de-convenio-para-construcao-de-cisternas.html


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br