Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2010

PROFESSORAS : VISITEM O SITE "MEU PLANETA, MINHA CASA"

Um site muito interessante
que merece ser visitado:


A importância da água para a vida

A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos (animais, vegetais e seres humanos) e para o equilíbrio do planeta, como um todo. Você sabia que a água representa mais de 75% do seu corpo e que ela ocupa mais de 70% da superfície da Terra? Com tanta água assim, você pode se perguntar:

Por que é tão importante economizar água?

O problema é que a água doce não representa mais do que 3% do total da água do planeta. E você só pode usar um terço dessa água, que está presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e na atmosfera. O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos. Infelizmente, esse grande volume de água salgada que se encontra nos mares e oceanos não é bom para o consumo humano, nem para a produção de alimentos.

A água está presente em praticamente todas as nossas atividades. Sem ela, nós já teríamos desaparecido. Para você ter uma idéia, cada um de nós precisa de 80 litros de água por dia para viver bem. E aí vem um outro problema: mais da metade da população do mundo não tem acesso a água limpa.

Água doce
A quantidade de água doce produzida na natureza hoje é quase igual à que existia em 1950 e deverá permanecer assim até 2050. Fundamental para a vida, a água doce tornou-se um problema em todos os continentes, levando a ONU (Organização das Nações Unidas) a criar, em 2004, o Dia Mundial da Água - 22 de março.

Os desmatamentos em torno dos rios, a contaminação e poluição de águas e a impermeabilização do solo são alguns dos fatores que influenciam diretamente na disponibilidade de água para consumo. Mas nem tudo está perdido! Com algumas medidas, é possível reduzir os danos causados pelo homem e assim preservar a água.

Quer ver alguns exemplos?

Proteger as nascentes dos rios


A conservação da mata nas regiões onde há nascentes de rios é fundamental, já que a permeabilidade do solo é um fator fundamental para o acúmulo e o afloramento de água no solo.

Reduzir a erosão perto de rios e lagos


A erosão é a destruição do solo e das rochas. Rios e lagos podem ser soterrados por terra, areia e sedimentos. Isso pode impedir a passagem ou a reserva de água, e ainda comprometer a sua qualidade.

A erosão deve ser controlada principalmente pela presença de matas ciliares bem formadas. Na agricultura, ela pode ser controlada por diversas técnicas de cultivo.

Preservar as matas ciliares


As matas que ficam em torno do rio, chamadas "matas ciliares", são de enorme importância tanto para os animais quanto para manter a permeabilidade do solo, fundamental para a manutenção e o aumento do volume de água nos rios.

No Brasil, existem leis que regulamentam o tamanho dessas matas, mas ainda não há fiscalização suficiente.

Combater a poluição de rios


O despejo de esgoto doméstico e industrial e o vazamento de chorume (o líquido que se infiltra no solo dos aterros sanitários) também representam um grande problema para a qualidade da água: a presença de esgoto reduz significativamente o nível de oxigênio dissolvido na água.

Muitas cidades já têm uma política de tratamento de esgoto e chegam a obrigar as indústrias a tratar seu lixo para diminuir os riscos que ele pode representar para o meio ambiente. Mas, infelizmente, neste aspecto a fiscalização, também ainda é insuficiente.

Reduzir o consumo de água


Usar muita água pode fazer com que ela diminua e até comece a faltar. Muita gente não sabe, mas grande parte da água utilizada no mundo vai para agricultura. O Brasil usa 80% de sua água na agropecuária.

Isso quer dizer que não precisamos nos preocupar em economizar água em casa? Claro que precisamos! A água usada na agricultura não precisa ser tratada. Já a água que chega às nossas casas precisa passar por complicados processos de tratamento.

Devemos economizar sempre!

Visitem e saibam mais: MEU PLANETA, MINHA CASA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br