Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2010


Página Inicial / Destaques / Praias sustentáveis
Deixe um comentário

Praias sustentáveis

15 de junho de 2010 por Júlia Cláudio

Categoria(s): Destaques, Papo Jovem, Planeta Verde

Em 1985 surgiu, na França, um projeto que visa certificar as praias mais sustentáveis do mundo. O objetivo é preservar as praias e marinas de todo o planeta. O símbolo do projeto é uma bandeira azul, que dá nome também à iniciativa. Para obter esse símbolo é preciso que a praia atenda aos 32 critérios estabelecidos, que são divididos em tópicos e que variam desde educação ambiental, passando pela análise da qualidade da água e gestão ambiental, até a segurança.

A bandeira símbolo do programa já foi hasteada em 3.450 praias na África, Américas, Europa e Oceania. O Projeto conta com o apoio da União Européia e de diversas entidades de proteção marinha e pretende elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisões para a necessidade de proteger os ambientes costeiros, além de incentivar ações que conduzam à resolução dos problemas existentes.

No Brasil, o programa chegou em 2005 sob o comando do Instituto Ambiental Ratones (IAR) e, por enquanto, apenas uma praia do país possui a bandeira azul: Jurerê Internacional, em Santa Catarina. Entretanto, outras praias brasileiras, como Prainha, no Rio de Janeiro e Tombo, em São Paulo, estão tentando adaptar-se às normas de preservação com vistas a obter o símbolo de sustentabilidade. Esse dado demonstra que a iniciativa do programa tem colhido bons frutos, já que a população tem se esforçado para cuidar das praias.

E não é difícil colaborar com o Programa. Basta que cada um faça a sua parte pelas praias, afinal todos gostaríamos de poder aproveitar uma praia com solo e água limpos e sustentáveis. Infelizmente, nem todas as praias estão assim, mas o cenário pode mudar com a ajuda de todos. Não deixando lixo espalhado, não jogando sacolas plásticas no mar – já que muitos animais morrem intoxicados com isso – e cuidando com carinho de um dos patrimônios mais belos que a natureza nos proporciona. Dessa maneira já estaremos colaborando para, quem sabe um dia, todas as praias do mundo contarem com uma Bandeira Azul hasteada.

Fonte: EcoDesenvolvimento


Trio percorre praias do mundo unindo surf e consciência ambiental

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/trio-percorrer-praias-do-mundo-unindo-surf-e

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4415657-EI238,00.html


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br