Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2010

ÁGUA E ARTE - EXPOSIÇÃO DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (RS)

A água na perspectiva da arte

Quando se trata de retratar a água não há limites para a criatividade. Nos 22 trabalhos da Exposição que o curso de Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está promovendo até o dia 1o. de outubro a água pode ser vista sobre diferentes ângulos. Escultura, fotografia, pintura, performance, vídeo e instalações foram usados para expressar sentimentos de beleza, fragilidade, lamento ou protesto.

Alguns chamam a atenção pela dramaticidade, como o que expôs um esqueleto humano tentando chegar a um cofre onde é guardada uma preciosa amostra de água. Ou as fotos de bonecos de gelo derretendo ao sol, simbolizando que o corpo humano é 70% água.

Alegres guarda-chuvas, cobertos com copinhos de cafezinho, canudinhos de plástico ou imagens coloridas alertam sobre o quanto é consumido de material que vai permanecer por centenas de anos na natureza. Garrafas PET podem se transformar em brinquedos nas mãos das crianças mas não deixam de mostrar que o mundo está inundado por materiais plásticos. O vestido todo confeccionado com sacos de lixo serviu de fantasia para uma performance em que uma artista, representando as águas, mostrou o lado perverso da poluição e fez seu lamento arrancar aplausos da platéia.

Ao fundo, em um lençol de areia, jazem garrafas de variadas cores para revelar as múltiplas visões da água. Os usos principais da água são retratados através de figuras e rótulos. É importante saber como ela está presente nas mais variadas atividades, do turismo ao comércio, da agricultura à energia, da beleza paisagística à dessedentação de animais. E que o melhor modo de usar a água é garantir que ela estará presente para as futuras gerações em quantidade e qualidade adequadas. Também ali, em cada rótulo estão as advertências sobre o mau uso, o desperdício, a irresponsabilidade.

Uma mangueira jorrando já se tornou símbolo do desperdício mas ela serve também para mostrar o arco-íris que uma gota de água encerra e que tarefa monumental é tentar reproduzir esta beleza,

É bom lembrar, também, que na história da arte a água sempre esteve presente e que grandes mestres, como Monet, se esmeraram em deixar imagens que desafiam o tempo e que transportam para o mundo mágico de luzes e sombras que a água ajuda a refletir.

Obras e autores I

1- Ana Bandeira - Água a Essência da vida. Apresentação de dois desenho de observação no Rio Guaíba entre o Cais do Porto e o Gasômetro, apartir do tema poluição. Materiais: Papel tripex , grafite aquarelável, lápis dermatográfico e caneta nanquim.

2- Caroline Dias - Projeto Água Titulo: Sou Vida. Escultura de arame de uma mulher grávida em tamanho natural. Dentro um bebê em sua bolsa d'água e uma mangueira que percorre todo o corpo com um liquido colorido em movimento. Materiais: arame, mangueira, água, bola, bebê.

3-Clô Carvalho:
a) Espelhos d’água. A obra tem por objetivo levar o expectador a refletir sobre o que era a água em seu estado natural, assim como a trajetória de seu uso pelo homem. Materiais: móvel medindo 30x40x40, contendo quatro gavetas com o fundo forrado com espelhos. Dentro estão colocadas imagens impressas em transparência mostrando situações que envolvem a água.

b) Instalação em guarda-chuvas. Foram usadas diversas técnicas tendo como base a colagem de imagens, de copinhos plásticos, canudinhos de refrigerante e pintura com tinta esmalte. Através da repetição de imagens, da repetição do gesto na realização do trabalho, resgatando materiais descartados no meio- ambiente convido o espectador a refletir sobre as repetidas agressões contra a natureza cometidas no dia-a-dia.

4)Daniela Karg e Pedro Henrique Karg - foto, teatro e dança. Performance.

5)Eduardo Ayres Soares e Rosangela Terezinha Barbosa da Rosa - O Valor da Ignorância. Tema especifico: A Importância (Valor) da Água 2m² - Tridimensional. Materiais: Uma taça e uma garrafa de água. Cofre. Esqueleto Humano feito de Acrilico. Correntes. Cadeados. Cédulas de Dinheiro.

6 -Eliana Nunes - Não ao desperdício da água. Através do chuveiro mostrar como a água e preciosa e importante na nossa vida.

7- Eliane de Oliveira Silva - Nada acontece sozinho . é composto por 2 fotos no tamanho 115cm x 115cm montados em MDF, uma foto é composta por 16 imagens 30cm x 30cm mostrando a seqüência do degelo de bonecos de gelo, a segunda foto é o close de uma imagem já no final do degelo, representando corpos em decomposição, desidratados.

Desvendando segredos

Que tal abrir uma gaveta para ver como está sua relação com água. É fragmentada? Dramática? Ou a considera uma jóia?

Esta é outra proposta da exposição que oferece também uma bela escultura de uma gota em pedra sabão. Ao lado, um fossil de uma garrafa PET adverte que o futuro por ser muito sombrio se apenas o que restar forem esses traços não degradáveis.

Fonte: AguaOnline - Revista Digital

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br