Hidrelétrica em construção no Rio Teles Pires
Governo reduz de 10 para 5 as hidrelétricas que vão a leilão em dezembro
Os consórcios vencedores terão cinco anos para iniciar a produção de energia. |
O Ministério de Minas e Energia reduziu de 10 para 5 o número de usinas hidrelétricas que serão postas no leilão marcado para o dia 17 de dezembro. Os consórcios vencedores terão cinco anos para iniciar a produção de energia. Antes, os consórcios farão o cadastramento junto à EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal responsável pelo planejamento da expansão do parque de geração. O prazo para isso é dia 20 deste mês. A EPE disse que deverá anunciar os habilitados até o início de dezembro.
A avaliação de que parte das usinas anteriormente listadas não obteria o licenciamento obrigou o governo a excluir algumas unidades.
A capacidade instalada daquele grupo de hidrelétricas somava 3.762 MW --um bom acréscimo ao sistema em um único ano, segundo especialistas. Agora, as hidrelétricas escolhidas pelo ministério somam potência total de 2.672 MW, ainda assim um número expressivo.
O problema, entretanto, continua a ser a questão ambiental. Nenhuma das cinco usinas tem LP (Licença Prévia) do Ibama, condição prévia para participar do leilão. Como anunciou, o governo deverá exercer pressão sobre o Ibama para obter a LP.
SOS RIO TELES PIRES
A portaria 820/2010 do ministério, publicada ontem no "Diário Oficial da União", confirma a decisão do governo de incluir a hidrelétrica de Teles Pires no leilão. O governo disse que só esse projeto já justificava a realização do processo. O Ibama aceitou o estudo de impacto ambiental e ainda vai marcar as três audiências públicas. Até dezembro, o tempo para analisar o projeto é exíguo. |
|
|
Fonte: folha.com |
LEIA MAIS
BLOG SOS RIOS DO BRASILÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br