Prevenir é bom. As chuvas estão cada vez mais fortes
Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Estas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana. Na nossa cidade, vêm sendo realizados vários projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população, etc As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. Existem vários serviços de assistência a população em casos de emergência. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a Defesa Civil.
Chuvas e deslizamento de terra O início do período de chuvas aumenta os riscos de inundação, desabamentos de casas e deslizamentos de terra. Existem sinais claros para identificar e evitar as grandes tragédias. Postes, cercas e árvores que começam a inclinar mostram que o terreno está se movendo. Trincas nas paredes ou no chão e degraus, junto aos barrancos, são outros sinais de alerta.
Como prevenir-se das chuvas nas áreas de risco
•Evitar os cortes verticais do talude (terra);
•- Evitar a plantação de bananeiras, que é uma planta pesada e de raiz superficial nas encostas, dando preferência às plantas mais leves e de raízes profundas, como o bambu;
•Não jogar lixo nas encostas, córregos e bocas-de-lobo;
•Construir calhas nos telhados, conservando-os limpos;
•Construir canaletas no chão para direcionar a água;
•Manter limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc.;
•Aterrar buracos que acumulam água;
•Reforçar muros e paredes poucos confiáveis;
•Providenciar a poda ou corte de árvores com risco de queda;
•Incentivar a criação de grupos de cooperação entre os moradores em locais de risco;
•Não construir moradias às margens de cursos d’água, sobre aterros ou próximos de brejos;
•Construir a casa sempre em nível mais elevado que o curso d’água mais próximo;
•Observar se as árvores estão ficando inclinadas, se há trincas novas nas paredes das casas ou no chão e se há movimentação do terreno;
•Observar se a água da chuva está barrenta e contendo plantas e troncos, pois poderá ser um sinal de inundação;
•Acreditar nas ameaças feitas pelas chuvas!
Órgãos públicos a serem acionados
1.Corpo de Bombeiros – Tem a função de buscas, salvamento, proteção e resgate de pessoas e objetos em caso de fato consumado ou de consumação eminente.
2.Defesa Civil Municipal – Realizar vistorias preventivas, remoção e alojamento de pessoas em risco, distribuição de alimentos, lonas e barracas.
3.Defesa Civil Estadual – Cooperação com as comissões municipais de defesa civil.
Secretário: Ademir Antonio
dos Santos
Adjunto: Antônio Marcos
de Jesus
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br