Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2011

SOS BAÍA DE GUANABARA - SEMINÁRIO DISCUTIU O PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DAS ÁGUAS E ENTORNO

Baia de Guanabara - Foto Ladyce West

Seminário SOS Guanabara reúne autoridades e especialistas


E-mailImprimirPDF

Evento promovido pelos jornais O Dia e Brasil Econômico discutiu os projetos de despoluição da Baía da Guanabara

Os jornais O Dia e Brasil Econômico – publicações da Ejesa – realizaram no dia 17, o Seminário SOS Guanabara no Centro de Convenções do Sistema FIRJAN, no Rio de Janeiro. O evento discutiU o andamento do projeto de despoluição das águas e do entorno da Baía e as ações previstas.


Participaram do evento Wagner Victer, Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE); Ronaldo Torres, Gerente de Articulação e Contingência da Região Sudeste - SMES – Petrobras; Mauro Viegas Filho, Vice-Presidente da Firjan; Maurício Barbosa Muniz, Biólogo responsável pela Estação Ecológica da Guanabara; e Dora Negreiros, Presidente do Instituto Baía de Guanabara.

Seminário SOS Guanabara
Data: 17 de janeiro - Horário: 8h30 às 13h30.
Local: Centro de Convenções do Sistema FIRJAN – RJ, na Av. Graça Aranha, nº1, Centro – RJ

Fonte: Portal do Meio Ambiente

SAIBA MAIS

Seminário discute despoluição da Baía de Guanabara

O desafio é enorme e, no meio do caminho rumo ao pódio, há obstáculos como televisores, preservativos, celulares, absorventes, canivetes, litros e mais litros de óleo de cozinha e tudo o mais que o homem considerar lixo em dado momento. Mas, desta vez, parece que a largada foi mesmo dada para a maior prova que o Rio de Janeiro enfrenta para sediar a Olimpíada de 2016: a despoluição da Baía de Guanabara.

Essa, ao menos, foi a impressão que os participantes do seminário SOS Baía de Guanabara tiveram ao fim do evento. Promovido pelos jornais O Dia e Brasil Econômico (publicações do Grupo Ejesa), o seminário reuniu na segunda-feira o poder público, a Petrobras, ONGs e o meio acadêmico para discutir projetos de despoluição das águas da Baía e do entorno.

Na década de 90, o Estado do Rio de Janeiro criou um programa de despoluição, o PDBG, com a finalidade de planejar e coordenar um conjunto de ações que visavam à limpeza do ecossistema. Porém, até o momento, não conseguiu evitar que o esgoto sem tratamento chegue às águas. A despoluição é um dos compromissos assumidos pelo governo estadual com o COI para a realização de diversos esportes aquáticos da Olimpíada, como remo e vela.

A cooperação entre todas as esferas de governo e a participação da sociedade civil no cumprimento das metas do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi um ponto positivo destacado por todos os palestrantes do evento.

"A integração entre os poderes é o que existe de mais significativo em termos de avanço. Hoje há comprometimento em deixar um legado socioambiental para o Rio", destacou Paulo Fraga, diretor-executivo do Grupo Ejesa.

Também foi consenso a necessidade de educar a sociedade no sentido de não fazer da Baía um depósito de lixo. O presidente da Cedae, Wagner Victer, ressaltou que levantamento feito no bairro da Lapa constatou que, dos 200 imóveis comerciais existentes, 130 despejavam os dejetos clandestinamente.

"Cotonete, preservativo, cabelo, absorvente e óleo de cozinha vão direto para as águas da Baía de Guanabara. Sem conscientização ambiental não há projeto que resolva a questão", alertou Victer, que aproveitou para dar a boa notícia: em dois meses começa a obra que vai devolver a todos os moradores do Rio uma Praia de Paquetá própria para banho de mar.

Avanços já foram obtidos e cenário começa a mudar
Até pouco tempo atrás, a cena seria improvável: pequenas embarcações costeiras navegando pela Baía de Guanabara, sendo possível ver a correnteza e onde há um imenso viveiro de plantas nativas do mangue. O cenário é fruto de um dos projetos socioambientais da Petrobras na região, apresentados por Ronaldo Torres, gerente de Articulação e Contingência da Região Sudeste, no seminário SOS Guanabara.

Governo do Estado, prefeitura, Cedae, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Baía de Guanabara, Instituto Rumo Náutico e a ONG Guardiões do Mar também abriram seus projetos ao público e debateram os caminhos para a despoluição até 2016. Na edição de O Dia do próximo domingo (23), um caderno especial trará a cobertura completa do evento, com o que já foi feito, o que ainda há por fazer, investimentos, desafios e a história da Baía de Guanabara. Fonte: JORNAL O DIA/ PORTAL TERRA


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br