Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2011

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (VII) - PCH NINHO DA ÁGUIA - RIO SANTO ANTÔNIO - MG


Na estrada Piquete-Itajubá, antes de Delfim Moreira fica a PCH


Tubulação de 1,7 m de diâmetro e casa de força com duas turbinas Francis


PCH NINHO DA ÁGUIA – Descrição Geral


A PCH Ninho da Águia é uma usina hidrelétrica de pequeno porte, com 10 MW de potência instalada aprovados pela ANEEL, a ser implantada mediante a construção de um barramento no rio Santo Antônio, localizado na bacia do rio Doce, região sul de Minas Gerais, município de Delfim Moreira, coordenadas 22°29’50 S e 45°19’50”O.

As obras foram iniciadas em junho de 2009 e o início de geração comercial foi em 01 de dezembro de 2010. O custo de implantação da PCH foi de aproximadamente 70 milhões de reais, e as obras duraram 17 meses.


É a oitava PCH da ERSA a entrar em operação e, com ela, a empresa alcança a marca dos 110 MW instalados. Os empreendimentos estão concentrados em Minas Gerais e Santa Catarina.

A PCH Ninho da Águia foi construída no rio Santo Antônio, aproveitando um desnível natural da ordem de 185,0m. O barramento do rio foi realizado por meio da construção de uma barragem vertente de concreto em eixo reto no leito do rio, na ombreira direita foi construída a estrutura da tomada d’água, muro de abraço em concreto e fechamento em barragem de terra e enrocamento, e na ombreira esquerda, muro de abraço em concreto e fechamento em barragem de terra e enrocamento.

A barragem vertente de concreto, com 15,50m de altura máxima se desenvolve no leito do rio, em eixo reto, numa extensão de 35,0m.


Desvio do Rio e Barramento
Obras de construção da Barragem Tom D' Água, no Rio Santo Antônio


O desvio do rio para a construção do barramento foi feito em duas etapas distintas, sendo que na 1ª etapa a vazão permaneceu em trânsito no leito natural e na 2ª etapa através da adufa de desvio, implantada na margem direita, sob a tomada d’ água.

O circuito adutor consiste na estrutura da tomada d’água/desvio, adução em baixa pressão por meio de conduto metálico circular com diâmetros de 1,9m e 1,8m, conduto forçado metálico com 1,7m de diâmetro até a bifurcação, onde passa a ter diâmetro de 1,2m e casa de força. Este circuito desenvolve-se pela margem direita do rio numa extensão total de aproximadamente 2.170,0m.


Casa de Força possui duas turbinas Tipo Francis de 5,0 MW cada

A casa de força é do tipo semi-abrigada, dotada de duas unidades geradoras de 5,0MW cada, com turbinas tipo Francis de eixo horizontal simples. O canal de fuga restitui as águas turbinadas ao rio e possui cerca de 16,0m de comprimento e 14,0m de largura.

Este arranjo permite formar o reservatório do aproveitamento com o N.A. máximo normal na El. 1.127,00m e restituir a vazão de engolimento com N.A. normal na El. 942,00m.

A vazão sanitária será mantida através de uma derivação no conduto de baixa pressão, a jusante da estrutura de concreto da tomada d’água/desvio, na ombreira direita.


Fonte: Diana Arantes
Fotos ERSA e Profª Terezinha Tavares Andrade (out/2010)
ERSA - Energias Renováveis S.A.
55 11 3039-7492
Av. Brig. Faria Lima, 1.309 . 1º andar
São Paulo|SP . 01452-002

SAIBA MAIS:

PCH NINHO DA ÁGUIA COMEÇOU OPERAR EM 01 DEZ DE 2010




SOS RIOS DO BRASIL VISITA VI
PCH NINHO DA ÁGUIA, NO RIO SANTO ANTONIO (MG)/OUT 2010

Prof. Jarmuth às margens do Rio Santo Antônio (MG)



O tranquilo rio de montanha, "Rio Santo Antônio", na região de Venceslau Braz/MG, alguns quilômetros acima do barramento da PCH Ninho de Águia





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br