Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2011

SOS RIO BACAXÁ - RIO BONITO/RJ : UMA RECUPERAÇÃO EXEMPLAR DA MATA CILIAR



Foto do Rio Bacaxá, em 2003 sem nada de mata ciliar

PROJETO QUE VALE A PENA CONHECER

Fizemos questão de postar toda a matéria do Newton Almeida, numa homenagem à todos que lutaram pela recuperação da mata ciliar do Rio Bacaxá, em Rio Bonito/RJ. Parabéns!


Rio Bonito : Rio Bacaxá - Projeto de Reflorestamento da Mata Ciliar



O Rio Bacaxá nasce na Serra do Sambê, na cidade de Rio Bonito.  Desce  a  Serra do  Sambê    passando por Lavras. Lembram do Renê Senna, o humilde agricultor que ganhou sozinho na Mega Sena e foi assassinado ? Então, ele morava em Lavras, Rio Bonito, e a fazenda que ele comprou pode ser vista atrás da Estação de Captação da CEDAE (do Rio Bacaxá). Essa estação da CEDAE aparece bem pequena, em branco e azul, atrás dela a fazenda do Renê Senna, e ao fundo  a Serra do Sambê, na primeira foto acima.  


O Rio Bacaxá recebe as águas do Rio do Ouro, um poquinho antes de cruzar a BR 101, no trecho entre a Cerâmica São José e o pedágio . Seu volume está muito reduzido. Os desmatamentos em geral, principalmente nas nascentes, desvio das águas para utilização na agricultura e psicultura, captação das águas pela  CEDAE e a retirada das matas ciliares, são as causas para a redução do volume das águas do rio. Quando caem fortes chuvas as águas correm bem mais rapidamente e o rio fica cheio, pois o escoamento superficial aumentou com os desmatamentos, e a infiltração das águas no solo diminuiu. O solo deixa de agir como esponja, e logo após as chuvas o volume do     rio  está minguado novamente.   A  foto, acima,  mostra o Rio Bacaxá, bastante assoreado.


No  ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7  anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ).   

        Vejam as fotos logo acima, na primeira  foto, margem  do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 .  E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004.  



O   Consórcio Lagos / São João e a WWF contrataram (2003 a 2004), com carteira assinada e todos direitos trabalhistas assegurados, quatro ex-carvoeiros da Serra do Sambê. A Prefeita Solange Almeida, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente contratou mais dez.  O IBAMA, na época o chefe era o Dr. Edson Bedim, expediu licença para coletarmos sementes na Serra do Sambê e implantamos uns seis viveiros de mudas nativas da Mata Atlântica. Os viveiros eram rústicos, feitos com bambus, e o único gasto era a compra de sacos plásticos. Conseguimos produzir mais de 50.000 mudas de árvores. Com isso, a  atividade predatória de produção de carvão na Serra do Sambê praticamente desapareceu, naquele período (2003 a 2004) .

 Na foto acima, vemos o Luiz Firmino Pereira (camisa branca) plantando um futuro melhor para o Rio Bacaxá .  O dono da Cerâmica São José, o Cazé, apoiou o projeto e cercou  a margem, para impedir o pisoteio do gado.  


  O trecho plantado, na margem direita, tem cerca de  de 500 metros, e o total de mudas plantadas foi de cerca de 10.000 . Foram plantadas Urucum , Bapeba, Pau Ferro, Ipê Amarelo, Ingá, Sombreiro, Castanha, Pau Brasil, entre outras tantas espécies. A Engenheira Florestal responsável foi a Deise Alcântara.       
     



O Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá foi um trabalho que nos orgulhou muito, pois tinha a participação dos agricultores humildes que deixaram de empunhar moto-serras e machados e deram um ótimo exemplo de que o ser humano tem que ser cuidado, assim como a natureza.

O RESULTADO COMEÇA A DAR SATISFAÇÃO...APÓS 07 ANOS
Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá 



Newton Almeida

Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brazil
Consultor Ambiental e professor : nascido em Porto Alegre RS em 1.963, moro em Rio Bonito/RJ


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Parabéns, por este trabalho magnifico, que vocês estão fazendo para as futuras gerações. Sei perfeitamente que este trabalho é muito árduo, duro, consativo, e, são muito poucos que tem a coragem de enfrentar e abraçar a causa para recuperar o que foi destruido no passado, onde o lema era "desbravar para conquistar". Uma sugestão, é que adicionem também no replantio mudas de bambu, sendo naqueles lugares, onde uma muda de árvore teria dificuldade de vingar e se desenvolver normalmente. fica ai o meu comentário. E, mais uma vez envio os meus parabéns, e sucesso a cada empreitada.

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO PROF. ADEMAR,

    Muito boa a sua sugestão para o replantio de matas ciliares, "adicionar também mudas de bambu, sendo naqueles lugares, onde uma muda de árvore teria dificuldade de vingar e se desenvolver normalmente. Se dispuser de mais informações e quiser postar um artigo falando mais sobre sua sugestão e sobre o plantio do bambu, fique à vontade, podendo incluir fotos e vídeos. Abração e saudações eco-fluviais

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br