Vista do rio Tietê em 1905, antes de ser retificado e poluído
Entenda por que os rios de São Paulo são podres
THIAGO OLIVEIRA
Colaboração para o UOL
São Paulo se considera o motor do Brasil. Cidade que não para, terra das oportunidades, uma das cinco maiores metrópoles do mundo. Mas esse desenvolvimento teve um custo. Caro.
São Paulo viabilizou seu progresso sem nenhum planejamento e à custa da destruição de boa parte de seus recursos naturais. Uma das piores consequências disso se materializa na imagem dos canais que cortam a cidade – mortos, nauseabundos, isolados do convívio da população.
O flagelo dos rios paulistanos começou a partir do adensamento da mancha urbana, na virada do século 19 para o século 20. Os primeiros a terem a situação agravada foram os rios Anhangabaú (sim, ele existe) e Tamanduateí, em torno dos quais a cidade foi fundada e iniciou seu processo de expansão, como ponto de passagem obrigatório do café vindo do interior do Estado em direção ao Porto do Santos.
O Anhangabaú existe
"No último quarto do século 19, o córrego do Anhangabaú já recebia sangue de reses abatidas no matadouro público, em uma quantidade tal que incomodava os moradores", conta o historiador e pesquisador Janes Jorge, autor do livro "Tietê, o rio que a cidade perdeu".
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br