Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de janeiro de 2011

SOS RIO DOS SINOS - MUTIRÃO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS RETIRA 3.000 QUILOS DE LIXO

Rio dos Sinos está entre os três mais poluídos do Brasil


ATITUDE PROATIVA DOS GAÚCHOS, QUE MERECE SER SEGUIDA EM OUTRAS COMUNIDADES

18/1/2011
Três toneladas de lixo são retiradas do Rio dos Sinos

O mutirão pelo Rio dos Sinos reuniu dezenas de pessoas em vários municípios da região e recolheu três toneladas de lixo. Em Campo Bom, mais de 50 pessoas, conforme informou a Secretaria de Meio Ambiente do município, participaram. No trecho de Parobé, foram 30 voluntários.

Os trabalhos dividiram-se em duas frentes: uma por terra e outra por água. Em Novo Hamburgo, o mutirão não chegou a ser realizado.

A reportagem é de Ana Paula Melo e publicada pelo jornal NH, 17-01-2011.

Em Campo Bom, moradores e integrantes da Associação de Bairro da Barrinha foram os responsáveis pela limpeza a pé. A estudante Dara Antunes, 15 anos, estava junto com a mãe, Sandra Kreuzberg, 36, ajudando no recolhimento. "Todo mundo sabe que jogar lixo é errado. Eles sujam e não ajudam na limpeza. Somos poucos, mas vamos conseguir", disse Dara, em meio ao trabalho.

"Não imaginei que tivesse tanto lixo. O povo tem que se conscientizar", complementou a mãe, que encontrou um saco cheio de plástico triturado. A ideia é que uma vez por mês os moradores do bairro percorram o mesmo trajeto fazendo a coleta.

Pela água, equipes se revezavam. A cada retorno dos barcos, muito lixo era trazido, desde brinquedos até partes de eletrodomésticos.

Novo Hamburgo ficou de fora

Conforme o secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Haack, os organizadores convidaram o pessoal da secretaria para participar do mutirão. "Então entramos em contato e nos colocamos à disposição, perguntando quais eram as necessidades, se precisavam de pessoal ou de material, mas não obtive retorno", diz o secretário, contando que não houve um fechamento. "Não éramos nós que estávamos organizando e perdemos o contato", justificou.

Ação no Rio Caí

Um mutirão de limpeza também foi realizado no Rio Caí ontem. Cinco equipes de seis voluntários percorreram o trecho de Vale Real até a Ponte de Ferro de Feliz, em quatro horas de trabalho. "Entre pneus, tonéis, assentos de carros e muitas garrafas PET, chegamos a 1,5 mil quilos de lixo", diz o cabeleireiro e um dos idealizadores da ação,Marcos Raimundo Martini.

Esse número representa cerca de 30% menos material abandonado, se comprado ao ano passado, "o que demonstra o início de uma conscientização coletiva pelo meio ambiente", justifica o vice-prefeito de Feliz e diretor de Meio Ambiente, Albano Jose Kunrath. Hoje o material será exposto em frente à prefeitura.

Foto: Adriana Seibert de Oliveira/GES-Especial

Mais de 1,5 tonelada recolhida em Parobé

Um verdadeiro mutirão se encarregou de deixar o Rio dos Sinos menos poluído no Vale do Paranhana sábado. Em torno de 30 pessoas, entre integrantes das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e entidades do município colheram aproximadamente 1,5 tonelada de lixo nas margens e dentro do rio, na extensão em que passa por Parobé.

Para a ação, a equipe foi separada em dois grupos. Do ponto de partida, em Santa Cristina do Pinhal, parte dos integrantes costeou a margem a pé até o limite comTaquara, na localidade de Passo dos Ferreiros, enquanto outro grupo fez a limpeza até o limite com Sapiranga.

Atitude

Quando soube do mutirão, Aires Camargo da Silva, 48 anos, não teve dúvidas: "Vou ajudar a limpar este rio", disse. Morador de Parobé, o industriário costuma pescar há quase uma década e sua afinidade com as águas do Sinos contribuiu para a realização da tarefa. Em relação às mudanças no rio, nos últimos 10 anos, o industriário destaca a poluição. "Aumentou", diz, lamentando ter encontrado um rádio de pilha na margem dos Sinos.

Até vaso sanitário no leito

Por água, foram utilizados três barcos para a limpeza do rio, num trajeto de 12 quilômetros. Garrafas PET, embalagens e sacolas plásticas, cobertores, carpetes e peças de veículos foram recolhidos pelos envolvidos. Mas o que chamou a atenção foi um vaso sanitário jogado próximo ao rio. Todo o lixo, segundo o secretário de Meio Ambiente de Parobé, Alexandro de Oliveira, foi encaminhado para um aterro na cidade de Minas do Leão. A atividade foi coordenada pela organização não-governamental Cururuay, de Sapiranga, com o intuito de retirar, no mínimo, quatro toneladas de lixo na extensão por onde foi realizado o mutirão de sábado.

Para ler mais:


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br