Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de maio de 2011

Convite para dia de campo na Embrapa Meio Ambiente - sítio agroecológico‏



Embrapa apresenta experiências com adubos verdes em dia de campo em seu sítio agroecológico

Em 3 de maio de 2011, das 8 às 17h, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), acontece dia de campo sobre adubos verdes na recuperação da fertilidade do solo: a experiência no Sítio Agroecológico.

A experiência com adubos verdes no Sítio Agroecológico foi iniciada em 2008 sob a orientação de Edmilsom Ambrosano, pesquisador da Agência Paulista dos Agronegócios - APTA, pelo projeto "Implantação do centro disseminador de conhecimentos e tecnologias de base agroecológica" coordenado pelo pesquisador Marcos Neves da Embrapa Meio Ambiente.

As técnicas apresentadas serão o cultivo de adubos verdes em recomposição florestal, o cultivo consorciado de três espécies de crotalárias e feijão-de-porco com as espécies florestais, plantado nas linhas e entre linhas, com roçagem no final do ciclo. Além disso, será apresentada técnica de recomposição de Áreas de Preservação Permanente - APPs, usando o feijão-guandu nas entrelinhas das espécies florestais.

Também serão apresentados adubos verdes em fruteiras - cultivo consorciado de três espécies de crotalárias e feijão-de-porco em consórcio comas culturas do caqui e banana. Consórcio de lab-lab e mucuna-anã em sistema agroflorescal com a cultura da nêspera; adubos verdes em sistemas agroflorestais - cultivo consorciado de três espécies de crotalárias, feijão-de-porco, mucuna-preta e girassol em consórcio com sistema agroflorestal com frutíferas nativas, macaúba e palmito juçara nas linhas e entrelinhas das culturas. 

Serão discutidos os métodos de plantio direto mecanizado de adubos verdes sobre a palhada, plantio mecanizado à lanço sobre a palhada e plantio à lanço com incorporação mecanizada.

Fonte: Crisitna Tordin - Embrapa








BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br