Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de maio de 2011

ENCHENTES NO RJ - ESPECIALISTAS CARIOCAS DISCUTEM AS SOLUÇÕES

Nossa campanha permanente "Diga Não à Enchentes"


DO FÓRUM REBIA NACIONAL
Fw: [urgentissimo] PROVIDENCIAS URGENTES PARA Rio S abandonado S = RIOS


"trata-se de uma escolha de solução para o problema de enchentes na cidade do Rio de Janeiro que tanto atinge a Zona Norte quanto a Zona Sul; O que acontece é que não há vontade política para resolver de uma forma aceitável as enchentes."


A experiência em São Paulo vem mostrando que os piscinões causam um considerável custo de manutenção, já que depois da chuva fica muito areia, detritos etc., i. e. faz-se necessário o emprego de retro-escavadeira e caminhões, fora o problema onde depositar este lixo, que por conter muita água é um perigo para os lençóis freáticos.

Jack
(Eng. "Jack M. Sickermann" )

A 30/04/2011, às 14:21, Jorge Rios escreveu:



 SALGUEIRO ;
REPITO :  Somos tecnicos ESPECIALIZADOS e nao podemos falar besteiras  ...... portanto devemos ....
SOLICITAR DA PREFEITURA, em carater de urgencia,  [ RIO AGUAS ????]  um projeto de engenharia  COERENTE E CONDIZENTE com a gravidade do problema  analisando as diversas alternativas tecnico- economicas possiveis  que deve considerar as solucoes ISOLADAS E/ OU COMBINADAS BACIAS DE ALIVIO E TUNEL EXTRAVASOR ....
SDS. FLU-viais ;

prof. jorge paes rios - Conselheiro  e  Secretario da DEA

EX-CHEFE DA DRHS 

P.S. - BACIAS DE CONTENÇÃO ou  BACIAS DE ALIVIO [piscinoes é coisa de paulistas ...  aqui no rio piscinao é para tomar banho, PELO AMOR DE DEUS somos engenheiros e tecnicos ... ] 
P. S. 2 = NAO VI A REPORTAGEM DO RJ TV ... alguem ai me viu ????  

concordo com o abilio : CHEGA DE BAJULAR ESSAS AUTORIDADES.  VAMOS COBRAR UMA ATITUDE coerente e de engenharia .

----- Original Message -----
From: José Luiz Salgueiro Sent: Thursday, April 28, 2011 11:25 PM
Subject: Re: [urgentissimo] PROVIDENCIAS URGENTES PARA Rio S abandonado S = RIOS = ENTREVISTA PARA O RJ TV [ nao sei se vai ao ar hoje

Caros Amigos
Concordo com o que o Jorge Rios falou em seu e-mail. Nao é uma questão de Fla X Flu (até porque sou Vasco!) mas, brincadeiras à parte, trata-se de uma escolha de solução para o problema de enchentes na cidade do Rio de Janeiro que tanto atinge a Zona Norte quanto a Zona Sul; O que acontece é que não há vontade política para resolver de uma forma aceitável as enchentes.
A capa do jornal EXTRA de ontem (27/04) mostram isso com clareza : 2 fotos uma de 1966 e outra atual;
As enchentes tanto nas vertentes norte e sul são catastróficas para a cidade uma vez que bloqueiam toda a circulação de veiculos entre o centro da cidade, zona norte (Praça da Bandeira, São Cristóvão e Tijuca - Radial Oeste)  e zona sul (acessos à Barra da Tijuca e anel viário da Lagoa e T.Rebouças) impedindo até o deslocamento de socorro em casos de deslizamento, etc ou, em outras palavras PARAM O CORAÇÃO DA METRÓPOLE !
As 2 soluções não são excludentes porém, a que abrange as 2 vertentes (os nós de tráfego) e que causa um dano ambiental muito menor e mais completa é o túnel extravasor.  Já os piscinões vão exigir uma intervenção na cidade muito maior com grande dano ambiental e transtornos à cidade e vai "resolver" sómente uma parte do problema (só a vertente norte);
Além disso, uma parte considerável do investimento do túnel já está realizado; o dos piscinões não ! solução é mais rápida de implantação do que mexer no tecido urbano da cidade .
Não me parece que qualquer uma das 2 soluções é completa mas acredito que o túnel extravasor por não depender de maré (coisa que, com toda a previsão para os piscinões que vão ainda depender da maré alta ou baixa da Baía da Guanabara, me parece que as probabilidades da coincidência de grandes chuvas junto com a maré ainda são altas (são 2 marés altas por dia de 12 em 12 horas)
Abraços
J.L.Salgueiro






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. ALGUÉM JÁ PENSOU EM LIMPAR O CANAL DO MANGUE,COM PROFISSIONAIS COMPETENTES, PARA QUE A AGUA POSSA SEGUIR O SEU CURSO EM DIREÇÃO AO MAR. CREIO QUE O CANAL NÃO É LIMPO DE UMA FORMA PROFUNDA COM RETRO ESCAVADEIRAS PELO MENOS A UNS TRINTA ANOS. SEM UM LOCAL PARA AS AGUAS ESCOAREM NÃO TEM SOLUÇÃO QUE DE CERTO.NÃO É MESMO? QUE TAL ALARGAR AS REDES FLUVIAIS SOB AS NOSSAS RUAS. É CLARO QUE OBRA QUE NÃO APARECE NINGUÉM QUER FAZER NÃO É PREFEITO?
    LISCAS

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br