Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de junho de 2011

ALERTA GERAL!! ÁGUA DE LASTRO DE NAVIOS QUE CHEGAM DO JAPÃO MERECE CUIDADO


O professor de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP), Rui Botter, o engenheiro Geert Jan Prange[foto] e o especialista Newton Pereira estão preocupados com a
água de lastro utilizada nos navios que saem do Japão. Para eles, a comunidade marítima internacional deveria criar uma zona de exclusão para a coleta dessa água até que seja controlado o despejo de material radioativo no mar nipônico.


* Sobre o lastro de navios:
Portopédia http://www.portogente.com.br/portopedia/Lastro_de_navios/

* Norma da Autoridade Marítima para o Gerenciamento da Água de Lastro de Navios:
http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=7213

Eles chamam atenção para o problema, que começou em 11 de março último, quando a Usina Nuclear de Fukushima foi atingida por um terremoto seguido de um tsunami. Na época, houve divisão de material atômico nos núcleos dos reatores danificados e o surgimento do iodo radioativo. Este, por sua vez, foi despejado no mar entre as manobras de resfriamento da usina. O problema é que muitos dos navios que saem do Japão precisam coletar água de lastro após a operação de descarga.

Por causa da quantidade de água radioativa lançada ao mar depois do acidente com a usina, há risco de os navios a captarem e a levarem para outros continentes. “Os navios em viagem internacionais devem trocar no meio do oceano a água de lastro coletada nos portos de origem, mas nem todos cumprem esse procedimento e caso a embarcação que saiu do Japão não tenha trocado a água de lastro, pode levar elementos radioativos para localidades como o Porto de Santos”, destaca o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br