Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de junho de 2011

SOS ARROIO VIEIRA - RIO GRANDE (RS) VAI RECUPERAR LEITO DO ARROIO VIEIRA


COMDEMA determina recuperação do Arroio Vieira
maio 31, 2011

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) do Rio Grande enviará, nesta semana, ofício ao prefeito Fábio Branco informando-o sobre sua deliberação em favor do Arroio Vieira, um dos últimos mananciais de água doce existentes próximo à zona urbana do Município. A decisão é no sentido de que o Executivo Municipal recupere o leito natural desse arroio, que tem aproximadamente dez quilômetros de extensão, passando pelos bairros Parque São Pedro, Parque Marinha e Jardim do Sol.

Essa resolução do COMDEMA, de número 002/2011, define o leito original do manancial como o seu curso original e natural, sujeito à legislação ambiental e a normas aplicáveis para sua proteção como ecossistema aquático. Também enuncia as medidas necessárias para recuperação do corpo hídrico natural, separando as águas do arroio da drenagem pluvial. Entre as ações determinadas, estão a desobstrução dos impedimentos ao fluxo hídrico no leito natural do Arroio Vieira e a instalação de bueiros e pontes necessários para a passagem de pedestres.

Estabelece ainda a continuidade da canaleta de drenagem pluvial do trecho onde ela se une ao arroio, até o Parque Marinha, ao final da avenida dos Oceanos, e fechamento das conexões da canaleta com o manancial, de maneira a excluir a drenagem dos bairros Parque Marinha e Jardim do Sol desse recurso hídrico. São determinadas ainda a realização de plantios de espécies nativas para recomposição de vegetação ciliar na Área de Preservação Permanente (APP) do Arroio Vieira e a coleta, seguida de destinação, de todos os resíduos sólidos lançados na APP, mais a implantação de uma Central de Resíduos Sólidos para os bairros do entorno.

Buscar o tombamento do arroio como Patrimônio Histórico e Arqueológico Municipal, devido à sua importância como ícone referente à Tradição Vieira, e a implementação de programa de estudo e monitoramento de sua qualidade hídrica, bem como da fauna e da flora, também estão entre as medidas enunciadas na resolução. Conforme Ronaldo Costa, coordenador executivo da Associação dos Amigos do Arroio Vieira, a partir da deliberação do COMDEMA, cabe à Prefeitura do Rio Grande executar as ações definidas.

Segundo Costa, a execução das medidas estabelecidas pelo COMDEMA é uma vitória para toda a cidade, pois vai melhorar as condições de vida para toda a população, principalmente para os moradores dos bairros Parque Marinha, Parque São Pedro e Jardim do Sol. As medidas objetivam eliminar o acúmulo de lixo e a contaminação das águas do manancial, que foi desviado de seu curso e canalizado por volta da década de 80, passando a receber efluente tratado e in natura da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Parque Marinha, além de esgotos pluviais contaminados.

O Arroio Vieira é um curso de água típico da planície costeira sul do Rio Grande do Sul, que nasce na região dos cordões litorâneos, atravessa a região urbana do município e deságua em uma enseada estuarina rasa – o Saco da Mangueira. Esse último deságua no Oceano Atlântico e tem grande importância como berçário para diversas espécies da pesca comercial do Município

Fonte:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=11453
Saiba mais em:
http://pro-vieira.blogspot.com/



ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br