Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de junho de 2011

Ecosurfi vai debater surfe e sustentabilidade na semana do Meio Ambiente - Bertioga, SP


fonte : http://ecosurfi.blogspot.com/

Semana do Meio Ambiente vai debater surfe e sustentabilidade em Bertioga

Em comemoração ao mês que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Ecosurfi em parceria com a Prefeitura Municipal de Bertioga vai realizar na Casa de Cultura no dia 10/06, o seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, que integra as ações do Movimento Surfe Sustentável. As atividades estão previstas para ter início a partir das 18hs30.

O seminário tem como proposta debater o engajamento dos surfistas na proteção e cuidado com as Zonas Costeiras e traz como temas centrais para a reflexão: surfe, sustentabilidade e gestão costeira.

Para auxiliar o debate a Ecosurfi conta com a participação dos convidados, o oceanógrafo Fabrício Gandini, especialista a Gestão de Ambientes Costeiros e Marinhos, o Freesurfer e big rider, Alemão de Maresias, que vai falar sobre o surfe no Brasil e Daniel Aranha, engenheiro de produtos que desenvolveu a tecnologia E-board para a fabricação de pranchas com zero impacto ambiental.

Ainda compõem a mesa os surfistas e dirigentes da Ecosurfi, Bruno Pinheiro, que vai apresentar o cenário em que se insere o Movimento Surfe Sustentável e João Malavolta que terá a tarefa de moderar o seminário.
*Todos os participantes do seminário irão concorrer ao sorteio de uma prancha Mantra Surf Boards oferecida pelo shaper Marcus Pereira.

A Casa de Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 - Praia da Enseada - Bertioga/SP
Surfistas assumindo suas responsabilidades

Ainda no mesmo final de semana a Ecosurfi promove diversas atividades no sábado (11), na Praia do Itaguaré.

Recentemente criado, o Parque Estadual das Restingas de Bertioga abriga uma das melhores ondas do litoral paulista e possui uma rica biodiversidade ainda semi-intocada, o que torna o lugar um santuário ecológico para a comunidade do surfe.

Para encorajar o conceito de responsabilidade dos surfistas com a proteção da área costeira, serão promovidas diversas atividades no Itaguaré. Limpeza de praia, clínica de surfe para iniciação de jovens e adultos no esporte, roda de conversas sobre juventude, surfe e meio ambiente, confecção de placas para alertar os freqüentadores da área para o cuidado do patrimônio natural e analise perceptiva com uma oficina de fotografia para a identificação do território.

Todas as temáticas a serem trabalhadas no seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, são vinculadas ao Movimento Surfe Sustentável, uma ação que está envolvendo a comunidade do surfe na Rede dos EcoSurfistas pelo Meio Ambiente. O movimento tem caráter intergeracional, transversal e aglutinador. Toma como documento orientador a ‘Carta de Responsabilidades Humanas’ e traz como fundamentos a cultura de paz, os princípios ecológicos, a noção de sustentabilidade, a participação social, o espírito de coletivo e a atuação em rede.

Neste evento a Ecosurfi conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bertioga através da coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SESC-Bertioga, Mantra Surf Boards, Tablas TV, Associação de Skate e Poliesportiva de Bertioga (ASB), Associação de Surf e Poliesportiva de Bertioga (ASSUB), Escola de Surf da Riviera, Escola de Surf Pró Radical, Bola de Neve, Instituto Maramar, Boracéia Viva, O Guardião da Ilha, Monitores Ambientais da Prainha Branca, Revista digital Envolverde – Jornalismos & Sustentabilidade, WWF-Brasil e Fundação Florestal.

Programação:

Dia 10 de junho / Casa da Cultura
18h:30 - Início
19h10 – Apresentação do Movimento Surfe Sustentável - (Ecosurfi)
19h40 – Situação das Zonas Costeiras (Fabricio Gandini - Instituto Maramar)
19h55 – Cenário do Surfe Brasileiro (Alemão de Maresias)
20h10 – Tecnologias para um “Surfe Sustentável” (Daniel Aranha / a confirmar)
20h25 – Roda de conversas (Momento de perguntas)
21h40 – Considerações Finais22h00 – Coquetel

Dia 11 de junho / Praia do Itaguaré
9h00 – Organização da atividade
9h30 – Início
10h00 – Roda de Conversa: Juventude, Surfe e Meio Ambiente
11h00 – Produção de Placas
12h00 – Lanche
13h00 – Clínica de Surfe
15h00 - Limpeza da praia
16h00 - Encerramento

http://ecosurfi.blogspot.com/2011/06/semana-do-meio-ambiente-vai-debater.html



ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br