Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de junho de 2011

PESCADORES E MARICULTORES DA REGIÃO DOS LAGOS (RJ) GANHAM FÁBRICA DE GELO


Barcos em Arraial do Cabo - (Foto: Blog Ecolagos) 


Pescadores da Região dos Lagos ganham apoio do governo para expandir atividade

Por meio do Ministério da Pesca, o governo federal entregou ao município de Cabo Frio uma fábrica de gelo para atender às comunidades de pescadores da região. A fábrica tem capacidade de produção de 3 toneladas diárias de gelo.
O superintendente do ministério no estado do Rio de Janeiro, Jayme Antunes, disse à Agência Brasil que o gelo representa o principal custo atualmente na atividade pesqueira. “Muitas vezes, o cara, quando vai para o mar, gasta em gelo e óleo diesel até 50% e 60% do custo de uma pescaria.”
O gelo produzido nas fábricas do Ministério da Pesca pode reduzir à metade o custo para o pescador, informou Tavares. “Esse gelo representa para o pescador uma economia formidável. Além disso, ele pode conservar o peixe por mais tempo”.
Os pescadores pagarão pelo produto, na fábrica, apenas o custo da água e da energia. “Isso vai melhorar muito a vida das pessoas que sobrevivem dessa atividade”, assinalou Tavares. Já foram beneficiados com esse equipamento outros municípios do estado do Rio de Janeiro, como Itaguaí e São Pedro da Aldeia.
A presidente da Associação dos Pescadores e Amigos da Gamboa, Eliezer Araújo, disse que a entrega da fábrica de gelo ao município “é um começo”. Ela observou, porém, que no verão a produção da fábrica não deverá ser suficiente para atender à demanda.
Eliezer destacou que a parceria do governo federal com a prefeitura de Cabo Frio tem ajudado muito a categoria. “Nosso objetivo é passar o gelo mais acessível para os pescadores”. A ideia, acrescentou, não é beneficiar apenas a associação da Gamboa, mas todos os demais pescadores da região.
Durante a solenidade, Tavares também entregou equipamentos para estimular a atividade da maricultura (cultivo de animais e plantas em águas salgadas) em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Ao todo, oito maricultores receberam 470 boias amarelas de 33 litros, lanternas japonesas para a criação de ostras e coquilles (tipo de molusco conhecido como vieira), além de estruturas para fixar os sistemas de cultivo que usam cabos ancorados no fundo do mar e presos a boias flutuantes, conhecidos como long lines.
A presidente da Associação dos Maricultores de Cabo Frio, Edwiges da Silva Pereira, afirmou que essa primeira ação do Ministério da Pesca na região é um grande passo. “Montar um long line custa muito caro, mais de R$ 6 mil.” Ela estimou que os três municípios beneficiados reúnem entre 70 e 80 maricultores.
A doação resulta de convênio firmado pelo ministério com o Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande para incentivar a atividade da maricultura na região, por meio da produção e distribuição de sementes de coquilles Saint-Jacques e da cessão de equipamentos para a implantação de fazendas marinhas. (Fonte: Alana Gandra/ Agência Brasil) - AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog, continue postando suas fotos e contando suas histórias.
    Dicas sobre molinete ou roteiros de pesca você encontra em http://www.donipesca.com.br/pescaria

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br