Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2011

CRIADO O CEMADEN: "ALERTAS CONTRA ENCHENTES E DESLIZAMENTOS" NO VERÃO


DIGA NÃO ÀS ENCHENTES 2011


Nossa campanha permanente "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" começa, neste segundo semestre de 2011, a alertar e incentivar as entidades e organizações da sociedade civil organizada, em cada comunidade, para que possam acionar a Defesa Civil, as Secretarias e Diretorias de Serviços de cada município, para que organizem suas equipes de prevenção de enchentes e limpeza de bueiros, valetas de escoamento,  desassoreamento de canais, córregos, ribeirões e rios para evitar desastres e perdas.


Iniciando nossos alertas, incentivos e recomendações de atitudes proativas para que sejam evitadas as enchentes, inundações, alagamentos, deslizamentos, escorregamentos, erosões, etc., responsáveis por inúmeras vítimas fatais e grandes prejuízos materiais em muitas cidades brasileiras, apresentamos aqui uma importante notícia de nossa amiga e colaboradora, Cristina Sant' Anna, sobre a criação do Sistema de Alerta Contra Enchentes que será criado em 25 cidades brasileiras.


Prof. Jarmuth Andrade


Cristina Sant' Anna

NO VERÃO 25 CIDADES DO BRASIL TERÃO SISTEMA DE ALERTA CONTRA ENCHENTES

Vinte e cinco cidades brasileiras vão ter, a partir deste verão, alertas contra enchentes e deslizamentos com até seis horas de antecedência.
A promessa é do governo federal. Um decreto da presidente Dilma Rousseff editado hoje cria o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em Cachoeira Paulista (SP).
O centro, a ser inaugurado em novembro, terá R$ 21 milhões para começar a funcionar e 75 pesquisadores contratados em regime emergencial, por quatro anos.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o objetivo é expandir a rede de alertas contra fenômenos climáticos extremos para mil municípios e ter 15 mil áreas de risco mapeadas em 2015.
"Os alertas vão começar para as cidades que já têm mapeamento de áreas de risco", disse àFolha o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa do ministério e principal mentor do Cemaden, Carlos Nobre.
Segundo Nobre, o padrão internacional de antecedência para alertas desse tipo vai de duas a seis horas, no caso de deslizamentos, e de até 12 horas para inundações.
"Hoje você tem previsões do tempo com 24 horas de antecedência, mas elas não são específicas. Não dá para saber, em 15 áreas de risco na mesma região, qual será a mais afetada pela chuva e onde haverá deslizamentos."
O Cemaden vai combinar previsões do tempo de alta resolução com mapeamentos de solo e instrumentos como radares meteorológicos. Mas produzir os mapas e montar a rede de equipamentos vai custar caro: R$ 250 milhões em quatro anos.
É um bom investimento, diz o ministro da Ciência, Aloizio Mercadante: um sistema na ativa desde o começo do ano no Rio salvou vidas em abril, quando sirenes dispararam após tempestades.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br