Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2011

MAPA MARINHO EM 3D DO GOOGLE/UNIVERSIDADE DE COLÚMBIA É LANÇADO


Google e Universidade de Colúmbia lançam maior mapa 



marinho já feito em 3D


Uma parceria entre a Google e a Universidade de Colúmbia expandiu em 50% a abrangência do mapa marinho disponível no Google Earth – serviço de navegação de mapas em três dimensões da Google. Com isso, qualquer internauta pode "mergulhar" em regiões marítimas e ver morros, vulcões marítimos, cordilheiras de montanhas submarinas e grandes depressões que determinam os ecossistemas marinhos.

Para aumentar a área, a Google utilizou dados do de topografia global do Observatório Lamont-Doherty Earth em Colúmbia. Foram utilizadas imagens colhidas por quase 500 navios de cruzeiro e 12 diferentes instituições ao longo de 20 anos.

Em uma nota divulgada no blog Google’s Lat Long, a defende que o mapeamento do fundo do mar é vital para a compreensão de como os tsunamis se difundem pelo planeta. “Um exemplo é o mapa criado pela Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA) sobra difusão de tsunamis após o terremoto no Japão, que permite a qualquer pessoa verificar a possível direção das ondas”, afirmou.

No programa é possível visualizar cenários como o gigantesco Cânion Hudson, próximo à cidade de Nova York, o Wini Seamount, próximo ao Havaí e o escarpado Mendocino Ridge, de três quilômetros de altura, na costa do Pacífico dos Estados Unidos.

Mas, apesar de a colaboração ter dobrado as informações disponíveis e mapeado uma área mais extensa que a da América do Norte, a equipe admite que apenas cerca de 5% do solo oceânico foi incluído no mapeamento.

“O leito marinho possui paisagens impressionantes, vulcões, picos elevados, planícies e vales profundos, mas grande parte dessa área foi menos mapeada do que as superfícies da Lua e de Marte”, informou o Observatório Lamont-Doherty Earth .

A nova camada do Google Earth foi lançada em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos, comemorado em 8 de junho. Assista no vídeo abaixo algumas das principais regiões oceânicas que podem ser exploradas pelo novo sistema:




Veja Também


Fonte: Site Ecodesenvolvimento - EcoD


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br