Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2011

SOS LAGOA DE ARARUAMA - REGIÃO DOS LAGOS - RJ



Investimentos em saneamento devolvem potencial turístico  e econômico da Lagoa Araruama

Nos últimos dois anos, Prolagos aplicou R$ 27 milhões somente em obras para coleta e tratamento de esgoto  na lagoa 

FESTIVAL DO CAMARÃO 2011


São Pedro da Aldeia (RJ), 01.07.11 – O tradicional bairro de pescadores, situado às margens da Lagoa Araruama, a Praia do Siqueira, em Cabo Frio, recebe neste fim de semana (1° a 3/07) a sétima edição do Festival do Camarão. 


Consagrado no calendário oficial de eventos da cidade, a realização do Festival é a prova de que o processo de recuperação da Lagoa Araruama, fruto de um trabalho conjunto entre as concessionárias de água e esgoto, prefeituras, Governo do Estado e sociedade civil organizada, pode ser medido em quantidade e qualidade: em três dias de evento serão servidas aproximadamente oito toneladas de camarão, das quais, mais da metade, tem como origem a Lagoa Araruama, segundo informações da organização do festival.

Os últimos fatos noticiados pela imprensa engrossam essa percepção. São espécies de peixes nativas, praticamente extintas, que reaparecem no corpo hídrico com tamanhos acima da média, tartarugas marinhas encontradas em suas águas e a retomada de eventos esportivos internacionais - como o campeonato mundial de windsurf-, de torneios de pesca e de maratonas aquáticas. 
obras do cinturão coletor de esgotos no entorno da Lagoa Araruama

Os últimos investimentos da concessionária Prolagos em coleta e tratamento de esgoto realizados entre 2010 e 2011 somam R$ 27 milhões e foram totalmente aplicados nas obras de conclusão do cinturão coletor de esgotos no entorno da Lagoa Araruama nos municípios de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Esses investimentos em saneamento realizados nos últimos anos vêm contribuindo para o crescimento de toda a região e também fomentam o Turismo.



Torneio de pesca é atração em Iguaba Grande

Nos próximos dias 9 e 16 de julho, a prefeitura de Iguaba Grande realiza o 2º Torneio Juvenil de Pesca Desembarcada e o 6º Torneio de Pesca Desembarcada, na Lagoa Araruama, respectivamente.

A recuperação gradativa da Lagoa Araruama vem permitindo a realização cada vez mais constante de eventos como esse. A pesca é uma das principais atividades econômicas da região e nosso objetivo é resgatar essa tradição entre os mais jovens – declarou Leandro Coutinho, subsecretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca da prefeitura de Iguaba Grande. 

A diretora da Prolagos, Paula Medina aposta na realização de eventos como esses como impulsionadores do turismo e economia locais:

A Lagoa tem mostrado uma boa recuperação, possibilitando não só a realização da pesca, mas de eventos esportivos, fomentando o turismo, que é inegavelmente a principal vocação da região. Apoiamos e incentivamos iniciativas como essa, que valorizam esse patrimônio natural da região e movimentam a economia dos municípios – ressaltou ela. 



Fotos:Ascom/Prolagos
- Recuperação da Lagoa fomenta turismo e economia da região.
-Investimentos em saneamento estão trazendo de volta à Lagoa Araruama eventos turísticos e esportivos.

Juliana Latosinski | Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS ascom@prolagos.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br